Brasil e União Europeia aproximam agendas científicas em seminário sobre o Horizon Europe 03/12/2025 - 11:29
O Seminário Internacional Confap – Parcerias União Europeia: Horizon Europe, realizado nesta terça-feira (02/12) dentro da programação do 70º Fórum Confap + Consecti, reuniu especialistas para apresentar e discutir oportunidades de cooperação entre instituições brasileiras e europeias no âmbito do programa Horizon Europe. A abertura contou com a participação do diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Cláudio Leles; da diretora de Cooperação Internacional do Confap e gestora de projetos especiais do Programa Top Managers da Fundação Araucária, Maria Zaira Turchi; e da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da PUC Goiás, Priscila Valverde. A solenidade foi realizada na Área 2 da PUC Goiás.
Ao longo do encontro, foram apresentados casos de sucesso, modelos de gestão e boas práticas que fortalecem projetos conjuntos de pesquisa e inovação. O seminário reforçou o potencial da cooperação internacional para ampliar resultados científicos, impulsionar a inovação e aproximar o Brasil das agendas estratégicas de pesquisa da União Europeia.
Cláudio Leles ressaltou que o seminário amplia a divulgação de possibilidades de cooperação internacional: “Há três anos contamos com a Gerência de Parcerias Internacionais na Fapeg e, desde então, temos intensificado ações voltadas à internacionalização, fortalecendo colaborações e promovendo o que é produzido em Goiás para outros países”, afirmou. Ele destacou também a importância de as Fundações de Amparo à Pesquisa aderirem às chamadas internacionais articuladas pelo Confap e promoverem estratégias para fortalecer parcerias em projetos internacionais.
Maria Zaira Turchi destacou a relevância do evento, que contou ainda com participações remotas de pesquisadores na Itália e na Finlândia. Segundo ela, a programação incluiu painéis sobre oportunidades de financiamento e experiências de sucesso em áreas estratégicas como conservação do patrimônio cultural e biodiversidade. “Esta tarde foi de aprofundamento das parcerias da União Europeia, mas ressalto que o Confap possui outras parcerias internacionais. Agradecemos todas as FAPs, que têm participado e tornado possível que pesquisadores de diferentes estados estejam em projetos internacionais. Há um reconhecimento internacional do trabalho do Confap e das Fundações”, afirmou.
A pró-reitora Priscila Valverde destacou o papel essencial das Fundações de Amparo à Pesquisa no fortalecimento da ciência e tecnologia no país, e enalteceu a atuação da Fapeg, que, segundo ela, tem desenvolvido um apoio consistente à pesquisa e à inovação em Goiás.
O evento também promoveu um ambiente intenso de networking, reforçando a importância das redes de colaboração para o avanço da ciência e da inovação. Os participantes destacaram que a ciência se faz em rede, conectando pesquisadores, universidades, FAPs e instituições europeias. O seminário fortaleceu essa aproximação e estimulou a participação de mais grupos brasileiros em projetos globais.
O encontro foi promovido pelo Confap e pela Fapeg, com apoio da Delegação da União Europeia no Brasil, da Fundação Getulio Vargas (FGV), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).
Painéis
Painel 1 – Oportunidades e participações no Horizon Europe: exemplos de boas práticas
Moderação: Dhallys Mota Nunes, oficial de Política para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação na Delegação da União Europeia no Brasil.
Participantes: Celso Santos (Fapes/ES), Rafael Lontra (Mito Games), Monique Amin Ghanem (Fapesc/SC) e Márcia Perales (Fapeam/AM – vídeo).
Painel 2 – Casos de sucesso no Horizon Europe em diferentes pilares
Moderação:Goret Paulo – Diretora da Rede de Pesquisa e Inovação da Fundação Getulio
Vargas (FGV) e NCP Cluster 2 (Culture, Creativity and Inclusive Society)
Participantes: Henri Stephan Schrekker (UFRGS), Piero Baglioni (Universidade de Florença, Itália), Edemilson Paraná (Universidade Politécnica de Lappeenranta, Finlândia), Moisés Kopper (ERC Starting Grant InfoCitizen) e Paula Wojcikiewicz Almeida (FGV Direito Rio / Centro Jean Monnet – projeto GEM Diamond).
Assista à gravação: https://www.youtube.com/watch?v=etQYwqXryq .
Texto e fotos: Comunicação Setorial da Fapeg.










