BioParque do Rio lança edital para apoio em pesquisa na área de conservação da biodiversidade no valor de R$100 mil 14/09/2023 - 15:54

O BioParque do Rio lançou o Edital “Princesa Leopoldina” para homenagear a imperatriz que era apaixonada por ciências naturais. O parque, em parceria com o Instituto Conhecer para Conservar, irá investir R$100 mil reais em pesquisa na área de conservação da biodiversidade nacional. O período de submissão dos trabalhos acontece até 06 de outubro de 2023.

O comitê avaliador do zoológico carioca, formado por especialistas das principais instituições de ensino do país, anunciará a pesquisa selecionada em janeiro de 2024. “É importante que zoológicos e aquários invistam em pesquisas científicas para ajudar a sensibilizar a sociedade sobre a importância de conservar a biodiversidade e restaurar os ecossistemas que estão desaparecendo. Temos que nos responsabilizar hoje pelo planeta que deixaremos às futuras gerações”, diz Marcos Traad diretor técnico do Grupo Cataratas, empresa responsável pela operação do BioParque do Rio.

Quando pisou em solo brasileiro pela primeira vez, a princesa Leopoldina de Hasburgo trouxe uma comitiva de cientistas europeus ávidos por estudar a rica biodiversidade local. O seu apreço pelas ciências naturais a fez ser homenageada pelo BioParque do Rio, que acaba de lançar o Edital “Princesa Leopoldina” em memória da monarca que integrou uma expedição científica e que incentivou o estudo da biodiversidade do Brasil no exterior.

“O BioParque do Rio foi criado com o propósito de contribuir com pesquisas para conservação da biodiversidade e educação ambiental. O Edital é uma porta aberta para a construção de novas linhas que se somam a outros projetos e pesquisas apoiadas pelo BioParque do Rio”, explica Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas.

Para participar do processo seletivo, os interessados deverão encaminhar a proposta de pesquisa ao parque, através do formulário que pode ser encontrado no site PROGRAMADE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA (jotform.com). Além disso, é necessário enviar documentação complementar — como identificação civil ou passaporte — e ficha de produtividade acadêmica através do e-mail pesquisa@bioparquedorio.com.br .

O BioParque do Rio irá receber os formulários e documentos até às 23h59 do dia 06 de outubro de 2023. Antes de se inscrever, o BioParque do Rio recomenda a leitura com atenção do edital para minimizar o envio de projetos que não atendem aos pré-requisitos.

O edital é aberto à pesquisadores associados a instituições de pesquisa ou universidades de todo o mundo e devem ter, obrigatoriamente, formação mínima no nível de graduação nas áreas de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia, entre outros cursos de áreas correlatas. Além disso, os currículos precisam estar atualizados e cadastrados na Plataforma Lattes. Outro critério para concorrer à bolsa é ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

A seleção e avaliação das propostas será feita pelo Comitê de Pesquisas Científicas, com membros oriundos das principais instituições de pesquisa e universidades do Brasil.  O resultado será anunciado em janeiro de 2024.

Para acessar o formulário clique Aqui.

Mais informações pelo site: https://blog.bioparquedorio.com.br/

Sobre o BioParque do Rio

Administrado pelo Grupo Cataratas, que também opera no Rio de Janeiro, o AquaRio e Paineiras Corcovado (vans oficiais de acesso ao Cristo Redentor), o BioParque do Rio abriu em março de 2021 com um novo conceito de zoológico, deixando de ter um caráter expositivo. No local, há importantes programas de educação e pesquisa para a conservação. O novo projeto assegura o bem-estar animal e alia educação ambiental ao conforto dos visitantes.