Araucária tem projeto aprovado na chamada lançada pelo CONFAP em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR) 11/09/2025 - 18:13

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) divulgou, nesta segunda-feira (08), o resultado da chamada realizada em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR). Dos 10 projetos aprovados, um é da Fundação Araucária, que foi submetido pela Itaipu Parquetec e é referente à pesquisa e desenvolvimento de eletrolisadores inovadores, eficientes e de baixo impacto ambiental contra as mudanças climáticas. A próxima fase do edital e da contratação do projeto é seguir o trâmite interno realizado pelas FAPs envolvidas e que será divulgado em breve nos sites das Instituições.

A chamada foi lançada no âmbito do Programa de Cooperação firmado entre o CONFAP e o CNR, em setembro de 2024, com o objetivo de apoiar a mobilidade de pesquisadores e o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Itália, em áreas estratégicas como mudanças climáticas, biodiversidade e bioeconomia.

Os projetos aprovados receberão fomento pelo lado brasileiro das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada, enquanto pelo lado italiano serão financiados pelo CNR.

Ao todo, 10 projetos foram aprovados e receberão apoio financeiro de oito FAPs. São elas: a Fundação Araucária (Paraná), a FAPDF (Distrito Federal), a FAPEAM (Amazonas), a FAPERJ (Rio de Janeiro), a FAPERGS (Rio Grande do Sul), a FAPESP (São Paulo); a FAPESQ (Paraíba) e a FUNDECT (Mato Grosso do Sul).

 

Acesse aqui o resultado da chamada CONFAP & Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR) 2024.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONFAP.