Araucária participa do evento ApexBrasil realizado em Campo Largo 22/03/2022 - 23:42

Na última sexta-feira (18/03), Campo Largo sediou o evento “Desenvolvimento Regional - Exportação e Investimento- ApexBrasil ” - A Prefeitura do município, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos, recebeu os prefeitos da região, assim como os presidentes de sindicatos e associações comerciais e industriais, na Casa da Cultura. 

O evento é uma parceria da APEX-BRASIL - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, da FPA - Frente Parlamentar da Agropecuária, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, do Centro Brasil de Design, da Invest Paraná, Sebrae e FIEP e coordenado pela ASSOMEC - Associação de Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, COMESP - Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná, ACISPAR - Associação de Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná e Pró-metrópole.

O encontro, com foco no fomento do Desenvolvimento Regional - Exportação e Investimento, visou demonstrar ao seu público um pouco do trabalho da Agência Brasileira - Apex-Brasil, além de demonstrar estratégias de Fomento à Exportação no Paraná pela Agência e suas parcerias. Aqui na RMC (Região Metropolitana de Curitiba), por exemplo, a Parceria da ApexBrasil é a Fundação Araucária.

Além disso,visou disponibilizar ações da administração pública em contribuição ao Desenvolvimento Regional - Exportação e Investimento, assim como promover o relacionamento entre a Administração Pública, Instituições Parceiras e organizações empresariais para potencializar a economia regional.

O Prefeito Mauricio Rivabem, como anfitrião, saudou aos presentes e mencionou a alegria de Campo Largo, no ano de seus 151º aniversário de emancipação política, em sediar um evento dessa magnitude com a presença de tantos prefeitos da região, representantes do legislativo e de associações e sindicatos, para tratar de um assunto absolutamente relevante e necessário - o fomento à Exportação do Paraná, em especial em Campo Largo. 

Segundo o Prefeito, esse somatório de esforços - administração pública, instituições parceiras, organizações, associações e entidades empresariais e industriais e, claro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil, potencializam a economia da região.

Na sequência, em falas breves, o Vice-prefeito de Curitiba e Presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel, o Presidente do COMESP, Prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, o Prefeito de Marilândia do Sul e Presidente da ACISPAR, Aquiles Takeda, o Vice Presidente da ASSOMEC, Prefeito de Campo Magro, Cláudio Casagrande e o Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Deputado Federal Sérgio Souza.

Ao longo da manhã, uma espécie de talk show foi conferida pelos presentes, sob a moderação do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos, Christiano Souto Puppi, que apresentou os expositores e seus relatos, cases de sucesso e depoimentos das área de economia, design, agronegócio e indústria moveleira, sempre com o foco nas importações e exportações. 

Um dos debatedores foi Gabriel Isaacsson, Representante Regional para a Região Sul do Brasil da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil. Para Gabriel, “poder acessar o grupo de municípios da região metropolitana de Curitiba de maneira conjunta no evento em Campo Largo foi uma oportunidade excelente para divulgar o apoio que podemos prestar às empresas da região, horizontalizando o acesso à promoção comercial internacional. Foi um excelente evento”. 

No talk show, Giancarlo Rocco, também foi um dos participantes. Diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo contou um pouco dos serviços ofertados, do olhar especial ao pequeno investidor ou investidor iniciante e do fomento da entidade aos municípios e empresários - A Invest Paraná é um importante instrumento de apoio a empresas locais e novos investimentos e o Programa Invest Cidades, trabalha em conjunto com as prefeituras. O Diretor 

A Advogada Luciana Gandra Andreghetto, Coordenadora do PEIEX (Programa de Qualificação a Exportação da Apex-Brasil) da Região Sul do Brasil, e representante da Fundação Araucária, também participou dos debates. Para a Coordenadora, “a iniciativa das Associações e Prefeituras vem a somar estratégias para apoiar e qualificar cada vez mais empresas”. 

O PEIEX é um instrumento de apoio à exportação e capacita empresas para o início da venda de produtos e serviços para o exterior. Segundo a Advogada, o “PEIEX também leva conhecimento aos empresários para acessar novos mercados, apresentando detalhes sobre os regramentos técnicos implicados no processo de exportação”.

Durante o evento, o designer de móveis Rodolpho Guttierrez Boulle, contou como o auxílio da Agência e de iniciativas como esse evento, podem fazer diferença na vida das pessoas. Segundo o empresário, conhecer sobre o mercado externo fez com que a empresa dele tivesse um “amadurecimento muito mais rápido”. O moderador, Secretário Christiano conversou com o empresário sobre as exportações que sua empresa opera hoje e, segundo Rodolpho, “mesmo com uma capacidade produtiva pequena, vimos a oportunidade não de vender mais, mas de vender melhor.”

A designer e Diretora Técnica do CDB, Ana Brum, durante o talk show, contou sua experiência com design principalmente na área de exportação - foco do evento. A Diretora mostrou como o design é uma área com um crescimento ainda muito grande e deve ter o incentivo do poder público desde produtos muito pequenos de comércio e tecnologia, até o setor de agronegócio, como o desenho de tratores e colheitadeiras, por exemplo. Durante sua fala, explicou que o Design para exportação e Políticas Públicas de economia, precisam ser alinhadas para fomentar o mercado dos municípios, incentivando a exportação e, logo, o envio do nome da região para fora do país. 

Nesse sentido, a importância de um evento como esse - já que a Apex-Brasil é uma Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Ela conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, do Governo Federal. Atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Os presentes também fizeram apontamentos e questionamentos, incluindo prefeitos de diferentes municípios do Paraná. 

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos, Christiano Souto Puppi, esse possivelmente tenha sido o maior evento da Apex nos últimos anos, no estado do Paraná, e o que faz com que isso seja possível é a pujança da nossa economia, a importância dos nossos industriai e a qualidade única de nossa mão de obra trabalhadora.

Acesse o mapa estratégico disponibilizado pela Agência, aqui: https://portal.apexbrasil.com.br/mapa-de-oportunidades/

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA)  busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Araucária é uma das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Brasil e faz parte do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

PRESENÇAS: Vice-prefeito de Curitiba e Presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel; Prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti; Prefeito de Almirante Tamandaré e presidente do COMESP, Gerson Denilson Colodel; Prefeito de Campo Magro, Claudio César Casagrande; Prefeito de Balsa Nova, Marco Antônio Zanetti; Prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner; Prefeito de Marilândia do Sul e Presidente da Acispar, Aquiles Takeda Filho; Prefeito de Piên, Maicon Grosskopf; Prefeito de Tunas do Paraná, Marco Antônio Baldão; Prefeito de Rio Negro, James Karson Valério; Prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires; Prefeito de Guaíra, Heraldo Trento; Prefeito de Moreira Sales, Rafael Brito. Prefeitura de São José dos Pinhais, Secretário Adriano Melim; Sérgio Souza, Deputado Federal do Paraná e Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campo Largo.