Araucária e o Fonds de Recherche du Québec-Nature et technologies (FRQNT) assinam Memorando de Entendimento 08/05/2023 - 04:37

A Fundação Araucária e o Fonds de Recherche du Québec-Nature et technologies (FRQNT) assinaram, nos últimos dias, um Memorando de Entendimento (MoU) que fornece uma estrutura para colaboração na promoção e facilitação de projetos bilaterais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre as duas instituições. A assinatura aconteceu durante a Missão entre o Paraná e o Québec relacionada à Madeira Engenheirada e que aconteceu entre os dias 24 e 27 de abril. A Fundação Araucária em parceria com o Escritório do Governo do Québec no Brasil foi a responsável por organizar esta Missão.

“A Missão ao Qúebec já identificou resultados de extrema importância ao Paraná, pois pretendemos firmar ainda mais parcerias e cooperações, assim como a que assinamos com o FRQNT, e também implantar futuramente um Instituto Estadual de Desenvolvimento Industrial – Madeira Engenheirada”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. O diretor de administração e finanças da Fundação Araucária, Gerson Koch, também participou da Missão.

O principal objetivo desta iniciativa foi o de verificar in loco o que há de mais moderno atualmente com relação à Madeira Engenheirada. Os membros da Missão, compostos por empresários do ramo de florestas e da construção civil, professores e pesquisadores dessas áreas, representantes do Governo do Paraná - como a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Paulo Afonso Schmidt - que foi representada pelo responsável da área de Relações Institucionais e Cooperação Internacional - Paulo Afonso Schmidt, e também representantes da FIEP. Eles visitaram universidades, construtoras, centros de pesquisas e empresas e edificações feitas a partir da Madeira Engenheirada.

"Tivemos o prazer de receber essa delegação do Paraná que visitou a cidade de Québec para apreciar a experiência do local no setor de madeira engenheirada. Essa foi uma oportunidade para a delegação se reunir com as principais instituições e empresas que trabalham nesse setor e visitar muitos edifícios construídos com esse material. Desde 2004, a província do Québec e o Paraná estão ligados por um acordo de cooperação que facilita e incentiva o compartilhamento de nossos respectivos conhecimentos para o benefício de ambas as nações", afirmou o assessor de Assuntos Internacionais - América do Sul - no Ministério de Relações Internacionais e La Francophonie de Québec, Philippe Turcot.

Fonds de recherche du Québec-Nature et technologies

A missão da FRQNT é a de promover e fornecer apoio financeiro à pesquisa nas áreas de ciências naturais, ciências matemáticas e engenharia;promover e apoiar financeiramente a divulgação do conhecimento científico nas áreas de investigação relacionadas a estas áreas;promover e apoiar financeiramente a formação de pesquisadores por meio de bolsas de mérito para alunos de graduação e pós-graduação e pessoas que se dediquem à pesquisa de pós-doutorado e estabelecer as parcerias necessárias, em particular com universidades, faculdades e indústria, os departamentos governamentais e órgãos públicos e privados com iniciativas voltadas a estes temas.