Araucária e SETI divulgam o Programa Institucional Universidades Amig@s: Acolhimento Extensionista aos Cientistas Ucranianos 08/05/2022 - 01:02

A  Fundação Araucária e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgaram nos últimos dias, a chamada pública referente ao Programa Institucional Universidades Amig@s: Acolhimento Extensionista aos Cientistas Ucranianos. As propostas aprovadas serão financiadas com o recurso global de até R$ 888.000,00.

Os objetivos deste edital são os de prestar acolhimento social em forma de apoio nas atividades cotidianas dos pesquisadores ucranianos e suas famílias, integrando-os socialmente a partir da vivência acadêmica e social; Facilitar o processo de integração entre a cultura ucraniana e a brasileira por meio da extensão científica,auxiliando na compreensão do idioma e tradução que envolva as línguas portuguesa, inglesa e ucraniana; Acompanhar professores-pesquisadores, seus dependentes e suas famílias nas atividades do cotidiano,instruindo sobre o espaço geográfico da cidade, dos campi e das especificidades regionais de cada universidade acolhedora.

Oportunizar ainda a transformação da pesquisa em ações extensionistas visando envolver os participantes e os Programas de Pós-Graduação na elaboração de propostas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento social da comunidade paranaense; Integrar os pesquisadores ucranianos por meio de ação extensionista, no seu fundamento científico e tecnológico e considerando a aderência aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação no Paraná (NAPIs) que vêm sendo fomentados pela Fundação Araucária ou que apontam aderência a algum dos ecossistemas de inovação, áreas prioritárias e/ou transversais identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia.

“Este edital é mais uma ação relacionada ao Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, iniciativa na qual o foco é a acolhida e integração das cientistas na comunidade paranaense, mas também em colaborações conjuntas futuras para a reconstrução e fortalecimento da economia ucraniana por meio da ciência e inovação em parceria com o Governo do Estado”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Serão disponibilizadas uma Bolsa Orientador Extensionista por Instituição Científica e Tecnológica e de Inovação (ICT),no valor de 1.375,00 mensais. O período de execução da bolsa será de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses, se a justificativa for aprovada pela Fundação Araucária. Também serão oferecidas Bolsas Técnico-Extensionistas,  no valor de R$ 1.310,00. O período de execução das bolsas será de até seis meses.

“É mais uma iniciativa da Fundação Araucária e da SETI que nos orgulha. Acredito que ações como esta espelham a essência da extensão universitária, pois demonstram o que é pensar na transformação social por meio de medidas práticas que realmente possam impactar na construção de uma sociedade que pensa e age pela coletividade. Quando digo isso, também quero dizer que a extensão vai além da assistência social. Por isso, reconhecemos esse Programa como uma oportunidade, não apenas para sermos solidários com nossas colegas pesquisadoras, mas também o faremos com um propósito ainda maior: a integração do conhecimento desses colegas e suas pesquisas com a nossa realidade. Ademais, estamos ansiosos para ver acontecer, para atuarmos juntos”, salientou a coordenadora do  Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras, Regional Sul - Fabiana Regina Veloso.

Este edital também faz parte do Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianas, no qual até o momento recebeu 12 inscrições de pesquisadores que já tiveram seus planos de trabalho aprovados. A próxima etapa são as assinaturas dos convênios junto às Instituições de Ensino Superior que irão os acolher.Esse Programa é de fluxo contínuo e  tem como prioridade apoiar financeiramente as Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação (ICTs) paranaenses na acolhida de pesquisadoras ucranianas para atuar na Pós-graduação Stricto Sensu.Será disponibilizado o valor global de R$18.000.000,00 e esta ação conta com o apoio de instituições parceiras acadêmicas, governamentais e de diversos outros segmentos (internacionais e nacionais) que possuem o intuito e a missão primordial de localizar as cientistas ucranianas para que tenham acesso, conheçam e sintam vontade em aderir ao Programa.

As propostas poderão ser submetidas em fluxo contínuo e a divulgação dos resultados será realizada por meio de Ato da Diretoria Executiva, no site www.fappr.pr.gov.br

Para ter acesso ao edital Clique aqui