Araucária e IEL-PR selecionam 34 projetos por meio da chamada pública “Doutores Inovando no Setor Empresarial” 08/01/2026 - 17:50

Criar um mercado e oportunidades de atuação para jovens doutores, além de impulsionar a inovação no setor empresarial é um dos principais objetivos da Fundação Araucária e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PR) na chamada pública "Doutores Inovando no Setor Empresarial". Até o momento 34 projetos (17 de empresas de pequeno porte, 12 de empresas de médio porte e cinco de empresas de grande porte) foram aprovados para participar do edital e 37 bolsistas. O intuito é conceder 100 bolsas, no valor de R$ 5 mil/mês e disponibilizar o valor global de R$ 13.530.000,00. 

“Com esta chamada pública pretende-se, ainda, incentivar uma mentalidade de inovação contínua nas empresas paranaenses por meio da capacidade analítica e metodológica de doutores para incentivar a busca por soluções disruptivas, garantindo uma posição de destaque no mercado”, afirmou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

Esta ação deve valorizar doutores, mantendo-os atualizados com as últimas tendências científicas e soluções tecnológicas, incentivando sua permanência no meio empresarial. Além de estimular o crescimento das pequenas, médias e grandes empresas, sua competitividade no mercado global, promovendo assim, o desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias.

Gabriela de Alvarenga Tonet é uma das bolsistas selecionadas e que atua na área de Nanoencapsulação de RNAi utilizando nanopartículas lipídicas para o controle sustentável de pragas agrícolas. “Ter sido selecionada para ser bolsista deste edital foi uma surpresa muito positiva. Estar inserida no mercado de trabalho em uma área que estudei por tantos anos e poder contribuir com o meu conhecimento para agregar às atividades da empresa que estou atuando é muito enriquecedor, tanto profissionalmente como pessoalmente”, destacou a Gabriela, bolsista da empresa Microcapsules Technology Soluções em Encapsulação de Ativos Ltda.

Nesta última edição da chamada pública foram recebidas inscrições de empresas  das seguintes cidades: Araucária, Arapongas, Curitiba, Maringá, Matelândia, Paiçandu, Pinhais, Piraí do Sul, Pato Branco, São José dos Pinhais, Santa Tereza do Oeste e Toledo.

 

Mais informações: https://www.ielpr.org.br/jovensdoutores-empresas/ .