Araucária assina Carta de Intenção que permite a instalação de uma unidade do C-DAC no Paraná 01/02/2026 - 15:57
Oferecer mais tecnologia para as universidades e empresas paranaenses e formação especializada para profissionais do Estado e implantar soluções inovadoras são alguns dos principais objetivos da carta de intenção assinada entre a Fundação Araucária e a C-DAC, no último dia 28, na Índia. O documento foi assinado durante uma Missão ao país organizada pelo CONFAP, realizada entre os dias 26 e 30 de janeiro.
A assinatura desta Carta de Intenção visa a implantação da “C-DAC Brazil Unit”, com sede inicial em Curitiba. Este centro será fundamental para a montagem dos computadores de alto desempenho (HPC), para suporte operacional e engenharia em computação de alto desempenho e P&D conjunto.
“Essa parceria vai permitir a possível instalação de uma unidade do C-DAC no Paraná. É um passo importante no desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, na computação de auto performance, e um passo importante também para a ciência e a tecnologia paranaense e brasileira”, disse o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig,
A Carta de Intenção não é a primeira parceria estabelecida entre o Paraná e a Índia. Em 2024, o Governo do Estado e o C-DAC assinaram um memorando de entendimento que prevê a transferência de tecnologia indiana para que a montagem dos computadores de alto desempenho (HPC) seja feita no próprio Estado.
Com alta capacidade de processamento de dados, essas máquinas permitem avançar nas pesquisas em áreas como bioinformática, agricultura de precisão, genômica e inteligência artificial.
“A Fundação Araucária saiu na frente e agora levou o CONFAP para que pudéssemos envolver todos os estados brasileiros. A partir do acordo de cooperação que pretendemos estabelecer em breve com a Índia, nós poderemos tornar acessível para todas as FAPs, o que a Araucária firmou durante a Missão”, enfatizou o presidente do CONFAP, Marcel do Nascimento Botelho.








