Alípio Leal é eleito vice-presidente do Consecti 01/04/2011 - 14:40

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Alípio Leal, foi eleito primeiro vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti)), entidade sem fins lucrativos, fundada em 2005, e que reúne todas as secretarias da área do país.

O principal objetivo do Consecti é contribuir para o aperfeiçoamento da política nacional e regional de C,T&I. Para o cargo de presidente foi eleito Odenildo Sena, secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas. Já o cargo de segundo vice-presidente ficou com Eduardo Setton, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas.

“Essa eleição representa a integração do Consecti”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia do Tocantins, Luiz Carlos Borges da Silveira. “Projetos e propostas para a área de ciência e tecnologia saem fortalecidas”, completou.

A eleição ocorreu na última quinta-feira (31), durante o Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Palmas (TO), com presença do ministro Aloizio Mercadante e de outras autoridades da área.

Ele anunciou a liberação de R$ 9,5 milhões para projeto de banda larga gratuita para cerca de 500 mil pessoas do Estado do Tocantins. Mercadante disse que é preciso melhorar os investimentos nas áreas de educação e de C,T&I e investir mais em patenteamento de estudos e produtos brasileiros.

No mesmo evento foi criada a Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins e realizados dois painéis, um sobre o papel dos núcleos de inovação tecnológica nos estados e outro sobre parques tecnológicos e incubadoras.


Fonte: SETI (www.seti.pr.gov.br)


Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia

Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e o Presidente da Fundação Araucária participam de evento do Consecti.


O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Alípio Leal, e o presidente da Fundação Araucária, Dr. Paulo Brofman, participaram nesta quinta-feira (31), em Palmas (Tocantins), do Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento reúne secretários da área de todo o Brasil e é promovido pelo Consecti (Conselho Nacional de secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação) anualmente.

As ações para os próximos anos nessa área serão discutidas até sexta, 1º de abril, com a participação de autoridades regionais e nacionais. A abertura do encontro ficou a cargo do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, com a palestra “Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e seus impactos nas Unidades da Federação”


Mais informações: www.consecti.org.br