15 anos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento 04/08/2017 - 12:06

O mês de agosto será marcado pelo início das comemorações dos 15 Anos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PGM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A programação consta de diversos Seminários Internacionais que transcorrerão até o mês de novembro de 2017.

21/08/2017

Wide genomics applied to plant breeding  and agriculture. Dr. Marcial A. Pastor-Corrales, Soybean Genomics and Improvement Laboratory, USDA - ARS, Beltsville, MD, USA

21/08/2017

Primers design to find SNP and SSR markers, association mapping and linkage disequilibrium research. Dr. Qijian Song, Soybean Genomics and Improvement Laboratory, USDA - ARS, Beltsville, MD, USA

22/08/2017

Curso Internacional: New methodologies for high resolution mapping and development of molecular markers. Dr. Oscar P. Hurtado-Gonzales, USDA - ARS, Beltsville, MD, USA

20/09/2017

Melhoramento genético de macieira. Dr. Marcus Vinicius Kvitschal (Aluno egresso do PGM), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Estação Experimental de Caçador, Caçador - SC, Brasil

02/10/2017

Avaliação continuada da pós-graduação no Brasil. Prof. Dr. Luiz Carlos Federizzi, UFRGS, Coordenador da Área de Ciências Agrárias I da Capes / MEC

09/10/2017

Melhoramento de plantas no Brasil: Perspectivas e desafios. Profª Drª Maria Celeste Gonçalves Vidigal, Presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP), Brasil

24/11/2017

Experiências no melhoramento genético no chile: eucaliptos e plantas anuais. Prof. Dr. Freddy Luis Mora Poblete (Aluno egresso do PGM), Universidad de Talca (UTAL), Talca, Chile.

Os Seminários serão realizados no Anfiteatro II do Centro de Ciências Agrárias, localizado no Bloco J45. A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (44) 3011-8984, pelo site www.pgm.uem.br, ou pelo e-mail: sec-pgm@uem.br.

Histórico do PGM

O PGM, único Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento do Sul do Brasil, foi aprovado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação, em 25.07.2002. A sua primeira turma, constituída de cinco alunos, iniciou as atividades acadêmicas em 17.10.2002. Desde sua primeira Avaliação (2004-2006), o PGM vem sendo qualificado pela Capes como Programa de Excelência em Ciências Agrárias (Conceito 5).

O Corpo Docente do PGM, de elevada qualificação técnico-científica, é formado por 13 Professores Permanentes e 2 Colaboradores, todos portadores de título de Doutor, em Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE). Dentre os Docentes Permanentes, 77% são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, destacando-se 5 Bolsistas Produtividade CNPq Nível 1, e 54% são Pós-Doutores. O Corpo Discente atual do PGM é constituído por 21 alunos de Mestrado e 42 de Doutorado, oriundos de todas as regiões do país e do Haiti.

O PGM tem se destacado pela elevada Produtividade Científica do conjunto dos Docentes e Discentes, que a cada ano tem superado suas próprias marcas, diante dos rígidos Critérios de Avaliação da Área de Ciências Agrárias I da Capes. Em sua Produção Científica, considerada de nível internacional, também constam participações de professores e de estudantes em Congressos de relevância tanto Nacional quanto Internacional.

O PGM já titulou 196 Mestres e 79 Doutores oriundos de diversas regiões brasileiras, e também, de outros países (Chile, Colômbia e Moçambique), os quais encontram-se atuando em Instituições Públicas de Pesquisa e de Extensão de Moçambique, de Instituições Públicas de Pesquisas em Ciências Agrárias e em Biotecnologia no Brasil, de Empresas Nacionais e Estrangeiras do segmento de Melhoramento de Plantas, e em Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior e de Nível Médio tanto do Brasil quanto do exterior (Chile, Colômbia, Moçambique).

Desta forma, por ser um programa conceituado, o PGM tem chamado a atenção de estudantes e de profissionais de todas as regiões do Brasil e também do exterior, principalmente de países da América do Sul e da África, os quais veem tanto no PGM quanto na UEM o caminho para o aprimoramento de seus conhecimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UEM.