Programa da Fundação Araucária e Renault disponibiliza bolsas de pesquisa 18/05/2023 - 09:25

Foi lançada, nesta quarta-feira (17), a nova edição do Programa de Bolsas Fundação Araucária e Renault do Brasil. Serão investidos mais de R$ 700 mil em bolsas de graduação, mestrado e doutorado.

O objetivo é incentivar a articulação entre instituições de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e a Renault do Brasil, oportunizando parceria na formação de futuros profissionais. Desta forma também favorecendo o aprendizado de estudantes em práticas diferenciadas relacionadas ao universo do setor automotivo.

O diretor de CT&I da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, destaca que esta parceria com a Renault fortalece a estratégia que a Fundação mantém de aproximação do Sistema de Ciência e Tecnologia do Estado com o setor econômico. “Estas chamadas permitem que as empresas e indústrias identifiquem problemas que são considerados de alta complexidade e, com a mobilização de nossos pesquisadores e universidades, busquemos as soluções. É uma forma muito eficiente de desenvolvermos pesquisa aplicada, gerar riqueza e qualidade de vida”, disse.

Segundo o diretor, as chamadas públicas em parceria com empresas e indústrias são oportunidades de serem apresentadas as entregas que o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado tem condição de fazer. “Além de ser um processo muito importante para a formação dos nossos pesquisadores que passam a tratar de problemas mais reais, mais próximos do que a sociedade necessita”, relata,

Os valores das bolsas serão de R$ 1.500,00 para a graduação e de R$ 2.800,00 para o mestrado por até 12 meses e de R$ 3.800,00 para estudantes de doutorado pelo período de até 24 meses.

Elizangela Camargo, que coordena o programa pela Renault, ressalta que a parceria com a Fundação Araucária já vem de longa data, desde 2014, anualmente dezenas de bolsistas apoiam a multinacional no desenvolvimento de pesquisas científicas e inovações. “São ativos preciosos em nossa base de talentos. Alguns deles seguem avançando em seus níveis acadêmicos, temos exemplos de bolsistas que iniciaram como graduandos e finalizaram o doutorado conosco. Outros foram efetivados e são nossos colaboradores, inclusive autores de patentes industriais”, afirma.

Ela comenta ainda que “a parceria com a Fundação Araucária nos permite um envolvimento saudável com o ecossistema de inovação da nossa região e principalmente com as nossas universidades.”

Para a bolsista Heloísa Colli Moreira, do Mestrado em Engenharia de Materiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a bolsa tem um papel fundamental em sua formação e na pesquisa que está desenvolvendo. “Essa bolsa é uma grande oportunidade para mim e muito importante para a continuidade da minha formação. Fazer pesquisa dentro da indústria tem um outro peso comparado a fazer pesquisa só na academia. Com certeza, tenho aprendido muito e é um desafio a cada dia. Muito bom de viver e prosseguir caminhando rumo a novas descobertas”, conta.

O prazo para submissão de propostas é até o dia 29 de junho e o resultado final deve ser divulgado a partir de 1º de agosto.

Todas as informações estão no edital que pode ser acessado pelo site www.fappr.pr.gov.br em Programas/Programas Abertos