Primeiro dia do evento de criação da Cátedra Araucária para o DTS do Eixo Capricórnio destaca integração das instituições por meio da diplomacia científica 31/05/2022 - 04:23

O Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) realizou nesta segunda-feira (30), a abertura do evento online de criação da Cátedra Araucária para o Desenvolvimento Territorial  Sustentável (DTS) do Eixo Capricórnio (América do Sul, África, Austrália e Polinésia Francesa), na qual mais de 30 instituições devem aderir. O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas e irá se estender até o dia 02/06 (quinta-feira). A Cátedra é uma iniciativa da  Araucária e do Institute Mines Télécom d’Alés – IMT Mines Alès, na França.

“A Cátedra é consequência de uma série de propostas de colaborações e de debates realizados a partir do NAPI Trinacional. Acredito que por meio da diplomacia da ciência e integrando as instituições dos países envolvidos, essa iniciativa terá muito êxito.Com a integração por meio da diplomacia da ciência, acontece a produção de conhecimento conjunto e colaborativo internacional que engloba também a sociedade”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Para oficializar a parceria entre as instituições e delinear futuras ações de ensino, pesquisa e extensão focando em oportunidades e superação de desafios, a semana de discussões será encerrada presencialmente no dia 03/06, no Parque Nacional do Iguaçu, a partir das 10h.

“Podemos destacar que a Cátedra possui essencialmente aspectos de logística e infraestrutura, de desenvolvimento e inovação, econômicos, sociais e legais e ambientais. As grandes metas do evento desta semana são de reconhecer o trabalho das instituições envolvidas, por meio da apresentação das iniciativas em Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS); criar formalmente a Cátedra e lançar a proposta da construção de uma publicação conjunta sobre o estado atual  dos DTS´s nas cidades e regiões do Eixo de Capricórnio”, informou o diretor de ciência, tecnologia e inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

O primeiro dia do evento contou com a participação de reitores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação e de extensão e cultura das universidades estaduais, do IFPR, da UTFPR, da UFPR, da Unila e da PUC,coordenadores dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, dos Comitês de Área da Fundação Araucária e das Agências de Inovação das instituições paranaenses.

Além de representantes/pontos focais de todas as instituições envolvidas na construção da Cátedra que estão localizados nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e em países como Argentina, Paraguai, Austrália, França, Moçambique e Chile, dentre outros.O evento também contou com a participação do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina  (FAPESC), Fábio Zabot Holthausen, da articuladora da rede NAPI Trinacional, Adriana Brandt,da professora da Unioeste e também uma das organizadoras do evento, Débora Lobo, da professora da UENP e coordenadora da área internacional da Araucária, Eliane Segati Rios, e do gerente de projetos da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos.

Nesta segunda-feira (30), foi a vez da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), do IMT Alès e da Universidad Católica de Santiago del Estero (UCSE) que fica na Argentina, apresentarem suas iniciativas e programas com áreas afins para a construção da Cátedra.

“O escritório internacional visa fortalecer a cooperação da universidade como um todo. A Unioeste possui um departamento especializado que atua na cooperação interinstitucional nos níveis, nos cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa, inovação e extensão. Seu objetivo é criar um ambiente multicultural em nossos campi por um lado na América do Norte e na Europa e por outro consolidar sua posição como instituição de referência na América Latina. Por esse motivo, é de extrema importância essa adesão da Unioeste  na construção da Cátedra”, ressaltou o professor Rafael Matiello.

Já o IMT Mines Alès foi apresentado por Claudia Enrech, que destacou as áreas de destaque investigadas pela instituição que contemplam aspectos da Cátedra. “Temos como prioridades de estudo e parceria com a Fundação Araucária a cooperação científica, coleta de dados e problematização em diferentes temáticas de desenvolvimento territorial sustentável  em contexto transfronteiriço. Definição de cenários de consequências das mudanças climáticas nos territórios do Eixo Capricórnio. E por fim, formações profissionais multiculturais experimentais,por meio também de workshops internacionais sobre temas-chave”, confirmou Claudia.

Para encerrar o primeiro dia de evento, os participantes puderam contar com reflexões sobre resiliência  e interoperabilidade para o Desenvolvimento Territorial Sustentável realizadas por Juliette Cerceau do IMT Mines Alès.Nesta terça-feira (31), as instituições UEPG ,UGDAR , UNNE AR, PUCPR,UDESC,UTFPR, ISPG e UCASAL farão suas apresentações.

Confira as apresentações realizadas nesse primeiro dia de evento:

Unioeste

IMT Mines Alès

Unila

UEM

IMT Mines Alès - Juliette Cerceau

Para ter acesso à programação do evento, Clique aqui