Missão em Portugal promove debates de impulsionamento do ecossistema de ciência e no intercâmbio do conhecimento 09/02/2026 - 08:32
Com o objetivo de firmar ainda mais as parcerias internacionais que o Paraná possui, e com isso, promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Estado, a Fundação Araucária participou na última semana, de uma Missão em Portugal. A programação da Missão ficou concentrada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e reuniu representantes da Fundação Araucária, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e das universidades estaduais do Paraná.
“As parcerias internacionais são o verdadeiro motor da ciência e tecnologia moderna, pois permitem que o conhecimento transcenda fronteiras geográficas e limitações orçamentárias. Ao unir pesquisadores de diferentes nações, é possível promover um intercâmbio cultural e intelectual que acelera a resolução de problemas globais. No cenário atual, a inovação raramente acontece de forma isolada, ela floresce na colaboração, onde a diversidade de perspectivas reduz riscos e multiplica o impacto das descobertas científicas para a sociedade”, afirmou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, que também participou da Missão.
Dentre os assuntos abordados nas mesas de discussão que fizeram parte da Missão, e no qual a assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Instituição - Eliane Segati Rios participou, pode-se destacar a parceria com relação ao Programa Ganhando o Mundo da Ciência, iniciativa que inclusive foi lançada durante a programação da Missão.
“Esse programa consolida a internacionalização do ensino superior estadual, pois além do desenvolvimento de competências técnicas e linguísticas, os resultados práticos incluem o fortalecimento de colaborações com outras nações. Com isso, acontece a integração de pesquisadores em redes globais de pesquisa, impulsionando a produção científica e a inovação tecnológica dentro das universidades paranaenses”, ressaltou Segati.
Durante a programação também foi discutida uma nova proposta de parceria focada no doutorado em associação em ambientes não acadêmicos (duplo diploma com IPB). Essa parceria engloba empresas e é voltada às áreas de ciências agrárias e da computação, sendo coordenada pela UTFPR, com a participação das universidades estaduais e apoio da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.














