Mais de R$ 39 milhões investidos em bolsas para talento sênior e para o desenvolvimento da pós-graduação 25/05/2023 - 10:12

O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), lançou nesta quarta-feira (24) os Programas Bolsa Sênior e o de Desenvolvimento da Pós-Graduação no Estado do Paraná (PDPG) que tem parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Serão investidos, nos dois programas, mais de R$ 39 milhões em 302 bolsas para pesquisadores aposentados e pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

“Estas bolsas se inserem dentro de um esforço tradicional da Araucária que é atender à necessidade de funcionamento básico dos programas de pós-graduação das nossas universidades públicas e privadas. Além das bolsas para pesquisador sênior, extremamente importantes para dar continuidade a uma série de trabalhos de pesquisas feitos dentro do nosso sistema”, disse o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária Luiz Márcio Spinosa.

Ele destacou ainda que a edição destes dois programas, representam além de um incremento no número de bolsas, também no valor das bolsas. “Graças à recomposição do Fundo Paraná e aumento dos recursos repassados para a Fundação Araucária e para a Seti.”

Serão investidos no Programa Bolsa-Sênior R$ 8.100.000,00 para financiar até noventa bolsas de R$ 1.875,00 mensal e com vigência de 48 meses. A bolsa é destinada ao pesquisador aposentado de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) que tenha se destacado como líder na área de atuação, valorizando sua produção científica, tecnológica e/ou inovação. Além de contribuir para a permanência de profissionais qualificados, valorizando o pesquisador aposentado, no desenvolvimento da produção científica, tecnológica e/ou de inovação nas ICTs do Estado do Paraná.

“O Bolsa Sênior é aguardado há muito tempo no estado, e foi possível agora com a ampliação dos recursos para investimento em ciência e tecnologia. Ampliação esta determinada pelo governador Ratinho Júnior, que propicia o lançamento deste edital aproveitando muitos talentos que estão se aposentando em nossas universidades, ainda em plena força produtiva e que podem continuar o seu vínculo com os programas de pós-graduação e contribuindo com o avanço da pesquisa”, enfatizou o secretário da Seti Aldo Bona.

O prazo para submissão de projetos do Programa Bolsa Sênior pelos coordenadores institucionais é até o dia 12 de junho.

Já o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação no Estado do Paraná (PDPG) dispõe de R$ 30.962.880,00. Desse montante, R$ 23.817.600,00 a serem financiados pela CAPES e R$ 7.145.280,00 a serem financiados pela Fundação Araucária. Serão financiadas 12 bolsas de pós-doutorados, 132 doutorados e 68 mestrados.

O secretário Aldo Bona lembrou a importância das bolsas para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa realizados nos programas de pós-graduação. “Mais de 90% da ciência produzida no País é produzida nas universidades públicas, que é onde se concentra o maior número de programas de pós-graduação. Então os bolsistas, mestrandos e doutorandos, são a grande força de trabalho da produção científica nacional”, comenta.

O objetivo do programa da Capes, desenvolvido em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados e no Paraná conta com participação da Fundação Araucária, é promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os programas de pós-graduação nos estados, em áreas prioritárias. O prazo para envio dos projetos institucionais e indicação dos bolsistas é até o dia 8 de junho.

“Este programa em parceria com a Capes, teve muito empenho da equipe da Fundação Araucária para organizar toda a distribuição de recursos de maneira ordenada e equivalente entre as instituições que têm pós-graduação no nosso estado. E vai fortalecer, com certeza os programas de pós-graduação do Paraná”, afirma o presidente do Conselho Paranaense de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação do Paraná Giovani Marinho Favero.

O pró-reitor comentou ainda que toda a comunidade científica comemora o edital do bolsa sênior. “Esta era uma solicitação antiga e, desta forma, estes profissionais conseguem manter suas atividades de autoeficiência ativas nas mais diferentes instituições.”

As bolsas de pós-doutorado têm vigência de até 12 meses no valor de mensal de R$ 5.200,00, as de doutorado com vigência de até 48 meses são no valor mensal de R$ 3.100,00 e as bolsas de mestrado com vigência de até 24 meses, no valor mensal de R$ 2.100,00.

Todas as informações sobre os programas estão disponíveis no site www.fappr.pr.gov.br em Programas/Programas Abertos.

Outros programas - Durante o evento de lançamento, nesta quarta-feira (24), também foi anunciado o lançamento do Programa de Qualificação de Pessoal para Atuação nos Laboratórios e Biotérios de Biossegurança de Nível 3 das ICTs no Paraná. O objetivo é elaborar os protocolos de segurança e planos de contenção destes laboratórios, capacitar os usuários do biotério experimental (BENBA) e laboratório de biossegurança NB3.

Também será lançado, nos próximos dias, o Programa de Apoio Institucional para Organização e Participação em Eventos Técnico-científicos que vai conceder apoio financeiro às Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação) para participar e organizar eventos relacionados com ciência e tecnologia, nas diversas áreas de conhecimento, a serem realizados a partir de julho de 2023 até agosto 2024.