Fundação Araucária antecipa meta de NAPIs e suspende novas propostas até 2026 14/08/2025 - 20:17
A Fundação Araucária atingiu, com um ano de antecedência, a meta prevista para 2026 no número de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs). Atualmente, são 46 arranjos em execução e 17 em fase de elaboração.
Para priorizar a qualificação dos arranjos já existentes e dos que estão em desenvolvimento, a instituição suspendeu, até 31 de janeiro de 2026, o recebimento de novas propostas — prazo que poderá ser prorrogado.
“Temos recebido um volume considerável de demandas para a criação e análise de novos ciclos de fomento de NAPIs, superando a capacidade de processamento existente. Nós vamos manter as submissões já apresentadas e registradas para análise na Comissão de Aderência, as quais seguirão procedimentos normais”, explica o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.
Os ciclos de fomento para NAPIs existentes serão mantidos, com critérios de análise mais rigorosos para novas iniciativas, priorizando melhorias na comunicação, gestão e execução.
Criados, em 2019, para gerar soluções práticas para desafios sociais e impulsionar a ciência, tecnologia e inovação como bem comum para a sociedade, os NAPIs já apresentam impactos significativos nos nove ecossistemas de CT&I do Paraná.
Clique Aqui para conferir o Ato da Diretoria 162/2025 na íntegra.