Diretoria Executiva da Fundação Araucária lamenta o falecimento do vice-presidente da Fiocruz, Marco Aurélio Krieger 28/04/2025 - 21:03

A Diretoria Executiva da Fundação Araucária lamenta profundamente o falecimento, nesta segunda-feira (28), do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Aurélio Krieger. Uma enorme perda para o Paraná e para o Brasil.

Ainda bem jovem, Krieger teve importância fundamental na criação do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, em 2001, e na instalação da unidade da Fundação Oswaldo Cruz do Instituto Carlos Chagas no estado, em 2009.

“Como cientista da Fiocruz, no final dos anos 90, Marco Krieger e mais quatro cientistas queriam instalar uma unidade no Paraná, nessa área tão importante ligada à saúde humana, que é a Biologia Molecular. Trouxeram toda a sua experiência e criamos o Instituto de Biologia Molecular do Paraná, que foi o precursor da instalação da unidade da Fundação Oswaldo Cruz do Instituto Carlos Chagas, no estado. Muito do desenvolvimento da tecnologia, da biologia molecular e da tecnologia em saúde no estado se deve à visão, à dedicação e à inteligência de Marco Krieger”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

Marco Aurélio Krieger era bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1987, tendo mestrado (1989) e doutorado (1997) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Krieger foi diretor-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Prototipagem e Produção do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), coordenador do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e coordenador-técnico da Unidade de Produção da Fiocruz para Diagnóstico de Ácido Nucleico. Foi autor de várias publicações, incluindo seis patentes.

Marco Krieger faria 61 anos no próximo domingo (4/5) e lutava contra um câncer.