Araucária promove evento com a instituição francesa FCBA para a troca de experiências sobre madeira engenheirada 08/07/2025 - 08:31
Com os objetivos de apresentar as pesquisas e iniciativas existentes no Paraná e de promover a troca de experiências com membros do Institut Technologique Forêt Cellulose Bois-construction Ameublement (FCBA), entidade francesa voltada para estudos tecnológicos relacionados ao uso da madeira na construção civil, a Fundação Araucária e a FIEP organizaram um evento nesta segunda-feira (07), na sala Cascavel do Campus da Indústria – FIEP.
“Uma das nossas prioridades é a de promover parcerias que contribuem para o crescimento da ciência, tecnologia e inovação do Paraná. E o trabalho que estamos realizando com o FCBA reforça essas iniciativas”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. A assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios também participou do encontro e esteve à frente da organização do evento.
Durante o evento desta segunda-feira (07), os membros da delegação francesa – Frederick Staat; Claudia Antoniotti e Regis L. Normand - apresentaram o funcionamento do FCBA e dados gerais sobre madeira engenheirada referentes à França. E os pesquisadores brasileiros também puderam expor informações sobre o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Wood Tech e sobre a plataforma de madeira engenheirada da FIEP.
“Na Araucária procuramos implantar tudo que possa trazer melhoria da qualidade de vida, que possa agregar valor, e que possa fazer com que as pessoas vivam melhor dentro do Paraná. E nessa nossa busca constante, o nosso radar detectou a expressão madeira engenheirada. As modernas técnicas construtivas incorporam cada vez mais a madeira em seus projetos, principalmente nos países mais desenvolvidos como os Europeus e os Norte-Americanos, que se destacam pela alta produtividade e utilização de florestas plantadas. Com isso, conhecemos o FCBA e resolvemos estabelecer parcerias que impulsionarão os países envolvidos”, disse o diretor de Administração e Finanças da Fundação Araucária, Gerson Koch. O diretor também é responsável pela mobilização das iniciativas referentes à madeira engenheirada dentro da Instituição.
Com a aproximação da Araucária com o FCBA foi firmado um convênio que tem o intuito da troca de conhecimentos e a intenção de fazer recepção e envio de técnicos especialistas da área.
“É uma honra falar diante de um público tão refinado. Diante de tudo que vi e ouvi, o Paraná possui boas estratégias, sabe onde quer chegar, tem objetivos claros e know-how para reunir os atores. O Estado está pronto para fornecer os meios necessários para atingir seus objetivos e a realização de seus objetivos. Possuímos objetivos comuns, tanto para uma melhor relação com os recursos naturais, como para o uso quantificado de produtos de origem renovável. Com isso, temos a certeza do sucesso da parceria que assinamos”, informou o diretor da divisão da Indústria da Madeira e da Construção da FCBA, Frédéric Staat.
Durante toda a semana, a delegação do FCBA visitará instalações paranaenses voltadas à Woodtech (Madeira Engenheirada). Locais como: o Centro de Estudos da Floresta e da Madeira na Universidade Federal do Paraná, o Tecpar, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o Cilla Techpark, a Universidade Estadual do Centro Oeste e a Prefeitura de Irati.
“A secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Araucária trabalham muito bem junto e trabalham pensando no melhor do Estado. E isso tem refletido em toda a política que temos aplicado no Paraná. Destaco ainda, a nossa política de internacionalização que é realmente é diferenciada, pois temos buscado parceiros para aquilo que é de interesse da nossa região e que tem promovido cada vez o desenvolvimento do nosso Estado”, salientou o diretor de Ciência e Tecnologia da secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Marcos Aurélio Pelegrina.
O evento contou com a participação de pesquisadores da área Woodtech e também representantes do setor empresarial. “Todas as iniciativas, programas, projetos e ações que desenvolvemos só possuem êxito por meio das conexões. A possibilidade de estabelecermos parcerias e de desenvolvermos futuras pesquisas só é possível por meio do trabalho conjunto entre governo, setor empresarial, sociedade e academia”, afirmou o conselheiro especialista da FIEP, Patrick Reydams.
NAPI Wood Tech
O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Wood Tech é mais uma iniciativa que o Estado possui na área. Ele propõe um olhar renovado para a madeira, reconhecendo-a como um recurso de alto valor agregado capaz de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Priorizando a madeira engenheirada, que oferece benefícios ambientais e potencial inovador na construção, o Arranjo investe em pesquisas para poder se utilizar desse recurso.
O Paraná, com sua densidade de empresas ligadas à madeira, traz um impulso para a realização dessas atividades. O projeto estabelece parcerias entre cursos de engenharia, arquitetura, empresas e órgãos públicos, com o objetivo de promover a inovação nessa área. Assim, o NAPI Wood Tech quer desenvolver e implementar novos produtos de madeira engenheirada para a construção civil, integrando e agregando valor à sociedade paranaense.
Wood Camp
O Wood Camp é uma iniciativa que visa promover o aprendizado prático e a colaboração em projetos de construção com madeira. O workshop envolve equipes multidisciplinares de estudantes de diferentes áreas e países, trabalhando em projetos de construção em madeira do conceito à execução. O FCBA é um dos membros do Wood Camp Academy, que organiza esses workshops. E a Fundação Araucária é parceria desta iniciativa, sendo que a Instituição enviará em agosto deste ano, alunos de arquitetura, engenharia florestal e ambiental para a França para participarem deste workshop.