Araucária promove encontro de mobilização para a criação do Cluster Paraná de Ciências da Vida e da Saúde 19/11/2025 - 06:54
Com o objetivo de fortalecer a cooperação em inovação em saúde entre o Paraná e a Catalunha, foi realizado um encontro no Campus da Indústria entre os dias 17 e 18, de mobilização para a criação do Cluster Paraná de Ciências da Vida e da Saúde. O encontro foi promovido pela Fundação Araucária e reuniu órgãos, segmentos, instituições de ensino superior e representantes da área da saúde do Paraná.
Do lado da Catalunha, representantes das universidades de Barcelona e Pompeu Fabra e do Hospital Universitário Vall d´Hebron também participaram do evento. Durante toda esta semana, eles visitarão o funcionamento de diversas instituições renomadas na área da saúde localizadas no Paraná.
“A Fundação Araucária possui diversas iniciativas, programas, projetos e ações voltadas à área da saúde que englobam a promoção do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação enquanto ativos da sociedade capazes de impulsionar o desenvolvimento integral do Estado. Portanto, é sempre muito gratificante discutir e estabelecer novas parcerias com países que tenham interesses em comum”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.
No primeiro dia do encontro, diversas instituições e Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação da área da saúde e hospitais universitários, apresentaram o sistema de saúde do Paraná e as iniciativas em andamento nas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. “Esta iniciativa é uma oportunidade para nós pensarmos como levar o cuidado humanizado e qualificado para a população, estabelecendo formas inovadoras de fazer a gestão e de colocar a pessoa sempre em primeiro lugar”, destacou a secretária da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.
O diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócios do Instituto de Pesquisa Vall d´Hebron, Rafael Garrido, ressaltou a importância da troca de ideias e de conhecimento entre os países e as instituições. “É uma honra participar de um encontro como este, no qual tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da robusta capacidade técnica que o Paraná possui na área da saúde”.
Nesta terça-feira (19), grupos de trabalho foram formados para discutir e construir coletivamente uma proposta de criação do Cluster Paraná–Catalunha de Ciências da Vida e da Saúde, sistematizar as contribuições expostas no evento e alinhar os próximos passos para a consolidação do projeto. A condução das atividades dos grupos de trabalho foi realizada pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.
“A prioridade é a condução da produção de conhecimento de forma colaborativa pelos pesquisadores com base em demandas reais de desenvolvimento de setores estratégicos para o Estado e países parceiros”, informou o diretor. O evento foi organizado pelo setor de internacionalização da Araucária, por meio da assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Instituição, Eliane Segati Rios, e pela Top Manager Vanete Soccol que também participaram do encontro.


















