35ª Conferência Anprotec aborda questões relacionadas à inovação, tecnologia e empreendedorismo 16/10/2025 - 13:09

Com o objetivo de estimular conexões que impulsionam a inovação no país, foi realizada a 35ª Conferência Anprotec entre os dias 13 e 15, em Foz do Iguaçu. A Conferência é uma iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, que  contou com o apoio institucional da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e co-realização da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Além do apoio institucional, a Fundação Araucária participou do evento por meio da exposição do trabalho da instituição no Espaço Paraná. O setor dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação e o setor de Inovação, por exemplo, apresentaram suas principais iniciativas, projetos e programas.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Araucária também participou de dois momentos da Conferência: do painel temático – Desafios dos ecossistemas colaborativos: perspectivas e oportunidades e do workshop – Iniciativas de inovação do Paraná.

“A Fundação Araucária trabalha para que o fomento à pesquisa e à inovação se traduza em oportunidades reais para pesquisadores, empreendedores e instituições. A participação no evento da Anprotec fortalece esse nosso compromisso de estar presente nos espaços que impulsionam a integração entre governos, universidades, empresas e ambientes de inovação, ampliando portanto, a capacidade de transformar conhecimento científico em soluções concretas para a sociedade. Então, apoiar eventos como esse significa reafirmar que a ciência, a tecnologia e a inovação são pilares estratégicos para o desenvolvimento sustentável do Paraná e para o fortalecimento de uma economia baseada no conhecimento”, destacou a gerente de pesquisa e desenvolvimento da Fundação Araucária, Fátima Padoan.

A Conferência

Ao todo, foram mais de 1000 inscritos, entre especialistas, gestores, agentes regionais de inovação, empreendedores e representantes de universidades e instituições públicas e privadas, além de 200 trabalhos admitidos e 45 propostas que concorreram ao Prêmio Anprotec de Empreendedorismo Inovador.

Um dos destaques da conferência foi o Espaço Paraná, a iniciativa apresentou o potencial inovador paranaense, com universidades, startups, parques tecnológicos e empresas conectadas em um mesmo ambiente.

O secretário Executivo do Separtec e organizador do espaço, José Maurino, José Maurino, destacou a ação conjunta que dá visibilidade para todo o País.“O Paraná possui 490 ambientes promotores de inovação, incluindo 37 parques tecnológicos, e a ideia é destacar tudo isso para o Brasil. Quando reunimos todas estas frentes em um mesmo ambiente, o foco é celebrar a colaboração entre o setor produtivo, o governo e os parques tecnológicos. Essa vitrine reforça nossa jornada de aprendizado e integração”, explicou.

Ao todo foram 14 instituições, estaduais, federais e privadas, participantes, todas com pelo menos cinco ambientes de inovação credenciados pelo Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec).

A Unioeste como co-realizadora apresentou na conferência 9 ambientes promotores de inovação: UNIHUB Toledo, Marechal C. Rondon , Cascavel,e Foz do Iguaçu,  Espaços maker Geolab, de Cascavel; o Hub agritech symbiosis; Espaço Maker NPCSA e a Unioeste Inova.

A diretora executiva da Agência de Inovação da Unioeste, Maria da Piedade Araújo, lembrou que o evento possibilitou que o Brasil confirmasse como o Paraná tem sido destaque na criação de ambientes inovadores.

“Para nós foi muito importante mostrar nossos ambientes promotores de inovação, os palestrantes aproveitaram o momento para deixar clara a necessidade de desenvolvimento da base da inovação, que são os ambientes. Colocamos o estado em evidência e a Unioeste também”.

A Anprotec 2025 foi encerrada com status de uma das maiores já realizadas ao longo das 35 edições. A Adriana Faria, presidente da Anprotec, destacou a importância da união dos ecossistemas e o papel das instituições no avanço da inovação no Brasil.

“Nosso objetivo foi cumprido que é fortalecer a imagem e o trabalho dos ambientes de inovação. Hoje o Brasil conta com 64 parques tecnológicos implantados e mais de 40 em fase de implantação. Quando esses atores se reúnem, é possível ampliar o impacto e a interação entre eles”, destacou Adriana

Durante a edição em Foz do Iguaçu, foi escolhida onde será a conferência Anprotec em 2026: Manaus -AM.

 

Fonte: Assessorias de Comunicação da Fundação Araucária e da Unioeste.

GALERIA DE IMAGENS