23 anos dedicados à pesquisa e projetos em parceria com o setor privado levam Gerson Nakazato à conquista do Prêmio CONFAP 15/03/2024 - 09:24

O pesquisador do Departamento de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Gerson Nakazato, conquistou o primeiro lugar no Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Johanna Döbereiner, na categoria Pesquisador Inovador – Inovação Para o Setor Empresarial. Esta foi a 3ª edição a premiação criada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). A solenidade aconteceu, na última quarta-feira (13) na abertura do 63º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP, em Brasília.

“O meu sentimento é de reconhecimento do grupo de pesquisa e da inovação envolvendo interação academia-empresa pela comunidade científica, além da divulgação da importância da ciência para a sociedade”, comemorou o pesquisador ao receber o prêmio.

Sua brilhante trajetória profissional e os diversos projetos desenvolvidos junto ao setor empresarial, foram os principais motivos que levaram à indicação ao prêmio nacional pela Fundação Araucária.

“É muito merecida a conquista deste prêmio diante da competência e toda a contribuição que o professor Gerson tem dado para o avanço da ciência e tecnologia do Paraná e do Brasil. Parabenizamos pelo prêmio e esperamos continuar tendo o privilégio de contar com seu apoio nas diversas ações da Fundação Araucária”, disse o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

Aos 50 anos de idade, 23 deles dedicados à pesquisa, Gerson Nakazato é graduado em Medicina Veterinária, mestre e doutor em Genética e Biologia Molecular (UNICAMP). No total já são 46 patentes depositadas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sendo 9 patentes concedidas (carta patente) além de uma patente internacional sobre vacinas para salmonela aviária, em 2012.

“Atuo em projetos envolvendo Nanotecologia e Antimicrobianos com várias patentes. Somado a isso outras conquistas importantes em minha carreira são os projetos institucionais aprovados sob minha coordenação como no FINEP Materiais Avançados, Inovação em Design da Fundação Araucária e Amazônia+10 do CONFAP. Todos projetos com parcerias com empresas e desenvolvimento tecnológico de produtos antimicrobianos”, conta Nakazato.

A parceria com empresas do setor privado é antiga, por meio do trabalho realizado na Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec). Em 2018, seu grupo de pesquisa fundou a startup GRAL Bioativos LTDA incubada na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL. “Com a atuação nesta startup fomos contemplados nos editais Sinapse da Inovação da Fundação Araucária e no FINEP Startups para enfrentamento do COVID-19”, ressaltou o pesquisador.

Gerson Nakazato também é membro de dois Comitês de Assessores de Área (CAAs) da Fundação Araucária, das Ciências Biológicas e de Inovação. Os CAAs são responsáveis pela análise das propostas encaminhadas às chamadas públicas da Fundação Araucária.

Para o pesquisador, a conquista do Prêmio CONFAP também se deve a todo o apoio recebido pelas instituições em que desenvolve alguma de suas atividades.

“É muito importante todo o apoio aos projetos institucionais e desenvolvimento de produtos que venho recebendo da UEL, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e da Aintec. Também tem muita importância na minha carreira o Departamento de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas por atuar em várias frentes como as linhas de pesquisas no projeto: antimicrobianos x resistência microbiana com Nanotecnologia e Fagoterapia”, destaca.

A reitora da UEL, Marta Favaro, parabenizou o pesquisador Gerson Nakazato pela conquista do prêmio e enfatizou que é o reconhecimento de um trabalho sério e responsável de pesquisa de muitos anos. “É o reconhecimento de um pesquisador que atua na produção de conhecimento e na produção de tecnologia que terão impacto na sociedade e, por este trabalho competente do professor Gerson, nós temos a expressão daquilo que é a universidade pública. O quanto é possível fazer a diferença com base na ciência. O professor é um orgulho muito grande para a nossa universidade”, afirmou a reitora da UEL.

Nakazato também é membro dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) Biodiversidade e Genômica. É consultor técnico do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Comitê Avaliador Nacional de Bolsas PIBITI do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).