Unespar ainda é uma das prioridades do governo 19/04/2011 - 14:30
“Na condição de universidade, a instituição poderá evoluir em vários aspectos, por exemplo na qualificação de professores”, afirmou. De acordo com o secretário, logo após a definição da sede da reitoria e do estatuto, o projeto que regulariza definitivamente a Unespar deverá ser enviado à Assembléia Legislativa.
O secretário também defendeu, na audiência, “uma nova visão da educação”, fundamentada em planejamento e integrada em todos os níveis - “da educação básica à pós-graduação”. Ele defendeu ainda uma “força tarefa” com a finalidade de reivindicar mais recursos federais para a educação paranaense.
Quanto à possibilidade de criação de novos cursos de graduação na Fafipa, em Paranavaí, sugerida pelo deputado Teruo Kato, o secretário adiantou que, em 2011, a prioridade é saldar a dívida deixada pela administração anterior. “Questões como essas são analisadas junto ao Conselho de Reitores, formado por dirigentes de todas as instituições estaduais públicas, e Conselho Estadual de Educação”, disse ainda o secretário. “É preciso trabalhar com planejamento e análise de potencialidades”, destacou.
“Fico satisfeito em saber que a educação tem um rumo”, resumiu o deputado, que defendeu, ainda, uma educação básica em tempo integral, a exemplo do que, segundo ele, já ocorre em Porecatu. “Lá, um projeto da Universidade Federal do Paraná conseguiu dar ensino em tempo integral às crianças, a maioria filhos de bóias-frias”.
Unespar
Inicialmente, o secretário Alípio assume o cargo de reitor e o professor Marco Aurélio Visintin como o vice, ambos nomeados como reitor e vice-reitor pro tempore da instituição. “O professor Marco Aurélio tem a missão de ser o executivo, dar sustentação e formalização à instalação da Unespar”, explicou o secretário.
Visintin já fez parte do quadro de professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participou do conselho universitário da instituição e do conselho de ensino e pesquisa, além de ter coordenado, no Estado, a rede nacional de ensino e pesquisa (RNP). Dirigiu também o campus de Paranaguá do Instituto Federal do Paraná (IFPR), foi professor do instituto em Curitiba, assim como Pró-reitor de Relações Institucionais.
Além disso, Alípio disse que os próximos passos serão tomados em conjunto com os diretores das faculdades que, juntas, farão parte da Unespar. Dessa forma, o projeto de lei, devolvido pela Assembleia Legislativa, será rediscutido e, na sequência, reencaminhado ao poder legislativo por meio de mensagem do governador Beto Richa.
Ainda segundo o secretário, paralelamente a isso, o trabalho continuará com a revisão do estatuto, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e também do regimento geral da instituição. “Queremos com isso providenciar tudo o que for preciso para que, no próximo ano, as atividades iniciem e a eleição de um reitor, pela comunidade interna, aconteça”, explicou.
Para a próxima semana, uma reunião com todos os diretores está marcada, onde acontece também a posse do reitor e do vice temporários.
Alípio Leal,
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná,
acumula a função de reitor da Unespar.