Talento Tech recebe Menção Honrosa em premiação nacional de inovação pública 03/10/2025 - 11:38

O Talento Tech, programa de qualificação profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Governo do Estado, foi premiado com a Menção Honrosa da 29ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O anúncio foi feito em Brasília nesta quinta-feira (02) durante a 11ª Semana Nacional de Inovação.

Criado em 2024, o Talento Tech é desenvolvido pelas secretarias de Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), Planejamento (SEPL), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Educação (Seed), em parceria com a Fundação Araucária, com coordenação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

A premiação contou com 24 iniciativas finalistas em quatro categorias. O Talento Tech foi finalista na categoria “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal”, onde recebeu a menção honrosa pela participação no prêmio. O programa concorreu com cinco outros projetos dos estados do  Rio de Janeiro, Mato Grosso e Espírito Santo, e das cidades de São José dos Pinhais (PR) e Recife (PE). O vencedor da categoria foi o projeto GO MEI, da Prefeitura de Recife. 

Para o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, a participação do Talento Tech no prêmio consagra a iniciativa do Governo do Estado como uma importante ferramenta de criação de oportunidades para os jovens paranaenses. “É gratificante ter mais um projeto do Paraná sendo reconhecido nacionalmente, principalmente porque o Talento Tech foi criado exatamente para criar um impacto positivo na vida desses jovens, e também para que eles possam transformar a realidade dos seus municípios.”

Com a classificação no prêmio da Enap, o Talento Tech acumula o quinto reconhecimento em premiações nacionais. A iniciativa foi a vencedora do 5º Prêmio Conexão Inova na categoria “Políticas Públicas: ações em andamento”, além de ter sido a vencedora na votação popular. 

O programa também ficou em 1º lugar no SECOP 2025 na categoria “Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo” do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2025. Na mesma premiação, o Talento Tech também recebeu o Prêmio Especial de Valor, Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona explicou a importância de ter um projeto do governo estadual sendo reconhecido nacionalmente. “Ter o nosso Talento Tech participando da premiação da Enap, como um programa inovador em se tratando de execução de políticas públicas, sem dúvida nenhuma, é para nós também motivo de orgulho, considerando a relevância que este programa tem e os diversos reconhecimentos que ele já obteve por organismos nacionais e internacionais.

“O Talento Tech representa transformação social e digital para os jovens, dá a oportunidade de um novo futuro profissional e promissor. Ao adquirir essas competências, eles mudam sua perspectiva de vida, ganhando autonomia e oportunidades no mercado globalizado. Essa capacitação descentralizada é crucial para impulsionar o desenvolvimento regional, gerando inovação local e combatendo desigualdades, afirmou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.

O programa promove a capacitação de estudantes da rede pública tanto do Ensino Médio, quanto do Ensino Superior, que moram nos 50 municípios com menor Índice Ipardes de Desenvolvimento Humano (IPDM). A ideia é que a iniciativa ajude a suprir a demanda por profissionais qualificados na área de TI, ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades de inserção no mercado para estudantes e recém-formados.

Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, o Talento Tech busca atender diversas demandas do Estado voltadas à formação pessoal e empregabilidade. “Essa possibilidade de trabalhar com jovens em municípios que têm hoje uma certa deficiência econômica ou de desenvolvimento, e a partir desse trabalho de jovem, gerar renda, gerar emprego nessas regiões, é um grande diferencial. Então, é um esforço conjunto de várias entidades para que a gente dê atenção, promova a inclusão, eu diria até o resgate econômico e social de algumas regiões do Estado”, explica o diretor. 

A primeira turma do programa contou com 1.000 estudantes, que terminaram o curso em julho, depois de 10 meses de aulas teóricas e práticas em diversas áreas ligadas à tecnologia, além da realização de projetos e contato com profissionais da área. Durante o curso, os alunos também receberam uma bolsa mensal de até R$1.500 e notebooks para serem utilizados nas aulas e para realização de trabalhos.

EDIÇÃO DE 2024 – Na 28ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, o projeto de inclusão social Óculos Amigo foi eleito o vencedor popular na categoria “Inovação para o Cuidado”.

A iniciativa, executada pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) juntamente das secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e da Educação (Seed), visava promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência visual.

O projeto Óculos Amigo beneficiou 147 alunos da rede pública de ensino no Paraná com cegueira total, por meio da entrega do Orcam MyEye 2.0, um dispositivo de tecnologia assistiva que utiliza inteligência artificial para fornecer informações em tempo real. Os dispositivos foram entregues para que os alunos possam usar não apenas em sala de aula, mas no dia a dia.

Fonte: SEIA