Servidores recebem certificados
de curso em gestão pública
27/05/2011 - 15:10

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, participou nesta quarta-feira (25), da cerimônia de formatura de mais de seis mil alunos da primeira turma do curso à distância de tecnologia em gestão pública, realizado em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Durante o evento, o governador Beto Richa afirmou que vai estimular a capacitação e a qualificação dos servidores para que o Estado possa oferecer serviços públicos de qualidade.

A formatura foi transmitida por videoconferência para 148 polos de 104 municípios onde o curso foi ministrado para capacitar servidores públicos federais, estaduais e municipais. Atualmente outros 6.676 servidores estão em processo de formação em 160 polos de 117 municípios.

Ainda em 2011, o programa de qualificação de servidores prevê oito cursos de pós-graduação latu sensu na área de administração pública para atender 16.000 pessoas. “A valorização do servidor é essencial para a prestação de serviços à altura das necessidades da população”, disse o governador, que ressaltou a importância da educação à distância como ferramenta de capacitação, em especial no setor público.

O curso de tecnologia em gestão do IFPR é uma ação desenvolvida em parceria com as secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano; Administração e Previdência; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba; as universidades Federal do Paraná (UFPR) e Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); tribunais de Contas e de Justiça do Paraná; Ministério Público, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); Polícia Militar; associações e sindicatos ligados à administração pública e prefeituras de 130 municípios paranaenses.

MODELO - Por ter sido o primeiro e o maior curso do gênero, a metodologia empregada tornou-se referência nacional e em 2012 será estendida para todo o País, com previsão inicial de atender 30.000 servidores e agentes públicos de 1.000 municípios brasileiros e chegar a 500.000 pessoas em cinco anos.

 

 

Fonte: Agência de Notícias