Rede estadual do ensino superior incluirá instituições municipais e federais 13/04/2011 - 14:30

 

O secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alipio Leal, anunciou nesta sexta (08), durante encontro da União Paranaense de Estudantes (UPE), a formação de uma rede de instituições de ensino, com participação de universidades estaduais, municipais e federais, integrada ainda à educação básica. “Essa sinergia é fundamental para termos um modelo próprio, fundamentado nos direitos republicanos”, destacou. O secretário também anunciou a criação do Conselho de Reitores, formado por dirigentes das sete universidades estaduais. “Esse conselho já vem se reunindo quinzenalmente”, adiantou.

O respeito, a cidadania, a dignidade e o pluralismo político deverão nortear as ações dessa rede, defendeu o secretário. Ele informou que os dirigentes das instituições de ensino federais, como a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal Tecnológica do Paraná e o Instituto Federal de Educação, estão bastante receptivos à idéia da formação de uma rede como essa. “Nosso maior desafio é preparar bem as pessoas para que elas façam o que tiverem que fazer, mas sempre fazendo a diferença”, afirmou.

O secretário falou ainda sobre a importância em rever e reformular o atual modelo de educação brasileira, “como vocês estão fazendo hoje aqui”. No país – acrescentou – “esse é um bom momento, há espaço e apoio do Ministério da Educação”, analisou. “Contudo, não podemos pensar num modelo acabado, porque na área da educação isso não existe, a educação está em constante aperfeiçoamento, muito menos num modelo importado, que não leve em conta as nossas características. Nesse novo modelo, é fundamental – acrescentou – acreditar em princípios como a liberdade, a justiça e a solidariedade”. Ele também defendeu uma educação “não formatadora de pessoas”, bem como mudanças no aprendizado dentro das salas de aulas.

 

Tortura nunca mais

“Ficamos muito contentes com a receptividade do secretário à causa estudantil”, disse o presidente da UPE, Paulo Moreira Júnior, que abriu o evento. “Ele se propôs a dialogar com os estudantes sempre que necessário e auxiliar naquilo que estiver ao seu alcance”. O encontro contou ainda com participação de representantes de cerca de 60 diretórios acadêmicos, dos deputados José Lemos (estadual) e Ângelo Vanhoni (federal), de militantes dos direitos humanos, entre eles Narciso Pires, de integrantes do grupo “Tortura nunca mais” e da banda “Humanos Vermelhos”. Um vídeo sobre a luta contra a ditadura militar também foi apresentado na ocasião. Os resultados desse evento serão levados ao Conselho Nacional de Entidades Gerais, da UNE, marcado para os dias 9 e 10 de abril, em São Paulo.

 

Fonte: SETI