Quatro chamadas internacionais com oportunidades para pesquisadores do Brasil encerram o recebimento de submissões nas próximas semanas 31/10/2025 - 16:24
Pesquisadores do Brasil têm mais algumas semanas para submeter propostas a quatro chamadas internacionais lançadas por entidades parceiras e que contam com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).
As iniciativas integram esforços conjuntos entre o CONFAP, as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram às chamadas e redes internacionais de fomento à ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de ampliar a inserção de pesquisadores do Brasil em projetos colaborativos de alcance global.
Entre as oportunidades abertas estão a Chamada ERC – CONFAP – 2025; a Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ (BiodivConnect) 2025-2026; a Chamada Transnacional Conjunta 2025 – Water and Health; e a 3ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria de Economia Azul Sustentável.
As chamadas abordam temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável e a cooperação científica internacional, como biodiversidade, recursos hídricos, saúde e economia azul.
O CONFAP reforça a importância da participação da comunidade científica brasileira nessas oportunidades, que contribuem para fortalecer a internacionalização da pesquisa nacional e a integração com redes globais de conhecimento.
Confira abaixo o resumo de cada chamada e os respectivos prazos para submissão de propostas:
Chamada ERC – CONFAP – 2025
Lançada em 25 de agosto deste ano, pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC), a chamada ERC – CONFAP – 2025 é realizada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement – IA) assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP em outubro de 2016, no contexto do programa Horizon 2020, e atualmente vigente no programa Horizon Europe (2021–2027). O objetivo da chamada é apoiar a mobilidade de pesquisadores doutores sediados no Brasil para integrarem equipes de pesquisa na Europa, em projetos financiados pelo ERC.
Os projetos aprovados receberão apoio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada. São elas: Fundação Araucária (Paraná); FACEPE (Pernambuco); FAPDF (Distrito Federal); FAPEAL (Alagoas); FAPEAM (Amazonas); FAPEG (Goiás); FAPEMA (Maranhão); FAPERGS (Rio Grande do Sul); FAPES (Espírito Santo); FAPESB (Bahia); FAPESC (Santa Catarina); FAPESP (São Paulo); FAPESPA (Pará); FAPESQ (Paraíba); FAPT (Tocantins); FUNCAP (Ceará); FUNDECT (Mato Grosso do Sul); FAPERO (Rondônia) e FAPERR (Roraima).
O prazo final para a submissão de propostas vai até 3 de novembro de 2025.
Mais informações: https://confap.org.br/pt/editais/100/chamada-erc-confap-2025
Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ (BiodivConnect) 2025-2026
Lançada em 9 de setembro de 2025, pela Parceria Europeia para a Biodiversidade (Biodiversa+), no âmbito do programa europeu de pesquisa e inovação Horizon Europe, a chamada transnacional conjunta Biodiversa+ (BiodivConnect) 2025-2026 tem como tema “Restauração do funcionamento, integridade e conectividade do ecossistema”. A chamada financiará pesquisas interdisciplinares e transnacionais voltadas à restauração de ecossistemas funcionais e ao aprimoramento de sua integridade, conectividade e resiliência. Os projetos devem integrar perspectivas ecológicas, sociais, culturais e políticas, além de envolver as partes interessadas relevantes.
No Brasil, a Biodiversa+ é apoiada pelo CONFAP, e os projetos colaborativos de pesquisa aprovados serão financiados pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada. São elas: Fundação Araucária (Paraná); FACEPE (Pernambuco); FAPDF (Distrito Federal); FAPEAL (Alagoas); FAPEAM (Amazonas); FAPEMA (Maranhão); FAPEMIG (Minas Gerais); FAPERGS (Rio Grande do Sul); FAPES (Espírito Santo); FAPESB (Bahia); FAPESC (Santa Catarina); FAPESP (São Paulo); FAPESPA (Pará); FAPESQ (Paraíba); FUNCAP (Ceará) e FUNDECT (Mato Grosso do Sul).
A submissão de propostas terá duas etapas: o prazo final de envio de pré-propostas vai até 7 de novembro de 2025 e, posteriormente, o prazo final de envio de propostas completas convidadas vai até 14 de abril de 2026.
Mais informações: https://confap.org.br/pt/editais/101/chamada-transnacional-conjunta-biodiversa-biodivconnect-2025-2026
Chamada Transnacional Conjunta 2025 – Water and Health
Lançada em 12 de setembro de 2025, pela Parceria Europeia para a Segurança Hídrica (Water4All), no âmbito do programa europeu Horizon Europe, a chamada transnacional conjunta 2025 – Water and Health apoiará projetos de pesquisa e inovação voltados aos principais desafios relacionados à interconexão entre água e saúde humana, incluindo qualidade da água, contaminantes e tecnologias de tratamento.
No Brasil, a Water4All é apoiada pelo CONFAP, e os projetos colaborativos de pesquisa aprovados serão financiados pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada. São elas: Fundação Araucária (Paraná); FACEPE (Pernambuco); FAPDF (Distrito Federal); FAPEAL (Alagoas); FAPEAM (Amazonas); FAPEMA (Maranhão); FAPEMIG (Minas Gerais); FAPERGS (Rio Grande do Sul); FAPES (Espírito Santo); FAPESB (Bahia); FAPESC (Santa Catarina); FAPESP (São Paulo); FAPESPA (Pará); FAPESQ (Paraíba); FUNCAP (Ceará) e FUNDECT (Mato Grosso do Sul).
A submissão de propostas terá duas etapas: o prazo final de envio de pré-propostas vai até 13 de novembro de 2025 e, posteriormente, o prazo final de envio de propostas completas vai até 13 de abril de 2026.
Mais informações: https://confap.org.br/pt/editais/103/chamada-transnacional-conjunta-2025-water-and-health
3ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria de Economia Azul Sustentável
Lançada em 15 de setembro de 2025, no âmbito do programa Horizon Europe, da Comissão Europeia, a 3ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria de Economia Azul Sustentável tem como tema “Digitalização e inovação para ecossistemas, empresas e comunidades marinhas resilientes, a fim de reforçar a competitividade da economia azul da União Europeia”. A chamada integra a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) das Nações Unidas e conta com a participação e o cofinanciamento de 38 agências de fomento de 28 países e da União Europeia, com um orçamento total estimado em cerca de 43,5 milhões de euros.
No Brasil, a Parceria de Economia Azul Sustentável é apoiada pelo CONFAP, e os projetos colaborativos de pesquisa aprovados serão financiados pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que participam da chamada, são elas: Fundação Araucária (Paraná); FACEPE (Pernambuco); FAPEAL (Alagoas); FAPEAM (Amazonas); FAPEMA (Maranhão); FAPERGS (Rio Grande do Sul); FAPES (Espírito Santo); FAPESB (Bahia); FAPESC (Santa Catarina); FAPESP (São Paulo); FAPESPA (Pará); FAPESQ (Paraíba) e FUNCAP (Ceará).
A submissão de propostas terá duas etapas: o prazo final de envio de pré-propostas vai até 17 de novembro de 2025 e, posteriormente, o prazo final de envio de propostas completas vai até 17 de junho de 2026.
Mais informações: https://confap.org.br/pt/editais/102/3-chamada-transnacional-conjunta-da-parceria-de-economia-azul-sustentavel-
Todas as chamadas estão disponíveis no site do CONFAP, e podem ser acessadas aqui. Dúvidas gerais sobre as chamadas pode ser esclarecidas pelo e-mail internacional.confap@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONFAP.



