Projetos do NAPI Alimento e Território impactam na vida de comunidades do Litoral e Sudoeste do Paraná 30/08/2025 - 11:49

As ações desenvolvidas pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Alimento e Território e a Escola Doutoral da Cátedra Araucária de Desenvolvimento Territorial Sustentável, foram destaque no V Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável, realizado entre os dias 27 e 29 de agosto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Matinhos. Organizado pelo Programa de Pós-graduação de Desenvolvimento Territorial Sustentável, o evento teve como tema “Do local ao global: conectando territórios, ideias e ações para a transformação do presente” e reuniu pesquisadores, estudantes, gestores públicos e demais atores sociais para discutir soluções inovadoras e promover a integração entre academia e sociedade civil.

Durante a apresentação do NAPI Alimento e Território, representantes das comunidades Agroflorestal José Lutzemberger (Antonina), Candonga (Morretes) e Guaraguaçu (Pontal do Paraná), que integram o projeto no Litoral, apresentaram os principais impactos das ações realizadas dentro do NAPI, principalmente na produção de alimentos que contribuem para a reestruturação destas agroindústrias.

“Procuramos apresentar e dar visibilidade às comunidades que nós atuamos e a sua produção de alimentos processados nas suas agroindústrias. Essas comunidades ofertaram os cafés, os bolos, os pães que produzem e estão produzindo graças ao apoio do projeto NAPI Alimento e Território que vem contribuindo na reestruturação dessas agroindústrias. Além disso, este momento é muito importante para a produção de conhecimento por meio das tecnologias sociais que nós estamos desenvolvendo dentro do que a gente chama de ciência cidadã. Ou seja, comunidades e universidades unidas para produzir e gerar conhecimento. Todo esse diálogo de oferta de alimento, geração, de conhecimento, geração de tecnologias sociais são ações que o NAPI e Alimento Território vem desenvolvendo aqui no litoral do Paraná”, destacou o articulador do NAPI, professor Valdir Frigo de Nardim.

A produção de alimentos, apoiada dentro do projeto desenvolvido pelo NAPI, tem contribuindo para gerar trabalho e renda a aproximadamente 60 famílias associadas. Toda alimentação servida durante o simpósio foi fornecida pelas agroindústrias criadas nas três comunidades do Litoral.

“Cada dia uma comunidade preparou, com muito carinho, os bolos, pães e doces que foram fornecidos durante o evento. E essa ação só foi possível devido ao vínculo construído entre o NAPI Alimento e Território e as comunidades, o vínculo de confiança, de pertencimento e, acima de tudo, de valorização, dos saberes fazeres, dos sabores e dos recursos específicos e territoriais do litoral paranaense. Essa parceria é fruto da construção coletiva, realizada em todas as etapas do grande projeto, onde os atores sociais são os grandes protagonistas”, ressaltou Jéssica Puhl Croda, pós-doutoranda do NAPI Alimento e Território.

O NAPI Alimento e Território é uma ação interinstitucional, intergeracional e interdisciplinar fomentada pela Fundação Araucária que atua nos territórios do Sudoeste e Litoral do Paraná incentivando a produção e comercialização de alimentos saudáveis.

“A missão da Fundação Araucária é, justamente, colocar a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da sociedade e do desenvolvimento sustentável das comunidades. E é isto que estamos vendo aqui, com este trabalho fantástico desenvolvido pelo NAPI Alimento e Território. Temos muito a agradecer aos pesquisadores, às comunidades locais e à governança local por tudo que está sendo entregue a estas famílias”, disse o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Cátedra – A Escola Doutoral da Cátedra Araucária de Desenvolvimento Territorial Sustentável também foi apresentada durante o Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável. Criada em 2022, a Cátedra Araucária tem o objetivo de estimular e integrar a investigação científica conjunta e internacional, tendo como tema principal a fronteira do conhecimento do Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS). Esta iniciativa internacional promove a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre diversos parceiros para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em áreas de interesse mútuo, além de executar programas, projetos, estudos e serviços técnicos de maneira integrada.

“A Cátedra é uma estratégia, um dispositivo de mobilização de atores em torno de desenvolvimento sustentável para desenvolver, criar riqueza e qualidade de vida. Por riqueza entenda emprego e renda, qualidade de vida essencialmente desenvolvimento sustentável, essencialmente os ODSs”, explicou durante sua apresentação o diretor Luiz Márcio Spinosa.