Projeto apoiado pela Fundação Araucária oferece atividades com tecnologias exponenciais para estudantes durante as férias 24/01/2024 - 16:42

As equipes do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Manna Academy aproveitam as férias escolares para levar o mundo da ciência e inovação para crianças e adolescentes. No projeto, apoiado pela Fundação Araucária, muitas das atividades ofertadas para os estudantes envolvem as tecnologias exponenciais, tema em alta no mundo todo, como a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA), os Chips da microeletrônica, a Internet das Coisas Robóticas (IoRT), a Internet dos Drones (IoD), Metaverso, entre outros.

“Em janeiro e fevereiro, a teia Manna Team torna-se exponencial e altamente conectada, uma vez que os estudantes de diferentes escolas se encontram e se reconhecem como cientistas do Manna. Além de experimentar tecnologias, aprendem sobre a rotina dos pesquisadores e dos laboratórios, sobre os cuidados com o mundo virtual, desenvolvem projetos de inovação e pensam sobre o futuro”, comenta a articuladora do NAPI Manna Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.

No projeto “Escola de cientistas” as crianças ficam uma semana em imersão com as equipes do Manna dentro das universidades e recebem mentoria. Também participam de bootcamps (eventos imersivos e práticos) de tecnologias exponenciais, pensamento científico, computacional e crítico e se sentem parte do time porque assumem as credenciais de cientistas. Em todas as atividades, o Manna prioriza o engajamento com ações de estímulo ao desenvolvimento de soft skills e do espírito empreendedor.

Os estudantes Miguel Cabrera Marangon Reis, 10 anos, e Gustavo Plez Bordini de Andrade, de 11 anos, gostaram de tudo que viram no curso que fizeram em Cianorte. “Foi divertido fazer o projeto, conhecer colegas novos e aprender sobre computação e drones. A parte de criar um jogo de drone foi a melhor para mim”, conta Miguel.

“Aprender a pilotar drones foi um desafio, mas agora eu sei e acho isso incrível. Quero aprender mais”, afirma Gustavo.

Pilotar drone também foi o que mais chamou a atenção de Sofia Milani da Costa, de 9 anos também da cidade de Cianorte. “Pilotar um drone foi incrível, uma experiência nova e mais fácil do que eu pensava. Aprendi muito aqui e estou feliz por ter participado”, disse.

Já no projeto “Cientistas nas escolas e em todo lugar”, pesquisadores da pós-graduação e bolsistas de iniciação científica vão para as escolas, instituições de apoio a vulneráveis e indígenas, ou espaços públicos para realizar bootcamps, tecnologia exponencial, palestras, desafios de inovação tais como hackathons e atividades de engajamento que estimulam o despertar de soft skills e o pensar o futuro. O projeto é, preferencialmente, realizado em cidades onde o Manna não conta com espaços de universidades.

Em Maringá as atividades também despertaram a curiosidade de crianças e adolescentes. “Conseguir fazer um backflip com um drone foi uma das experiências mais legais que tive aqui. Aprendi muitas coisas novas e me diverti bastante”, comenta Arthur Nogueira Angelotti de10 anos.

Assim como para a jovem Verônica Manami Kitamura, de 17 anos. “Gostei muito do curso, especialmente de criar e pilotar drones. Os jogos foram muito legais também. Aprendi muitas coisas interessantes aqui”, conta a estudante.

O bootcamp já passou por Maringá e Cianorte, e nas próximas semanas as cidades de Paranavaí, Campo Mourão e Jandaia do Sul (a confirmar) receberão o Manna Férias das Feras: escola de cientistas e cientistas nas escolas.

Segundo Tiago Tadeu Madrigar, um dos organizadores do Manna Férias, mais de 200 horas já foram dedicadas ao desenvolvimento de materiais didáticos e à elaboração da proposta pedagógica e na organização dos ambientes dos bootcamp.

“A expectativa é envolver mais de 500 estudantes e professores em mais de 300 horas de atividades. O papel dos mentores– que incluem acadêmicos de diferentes cursos, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e bolsistas de iniciação científica – é fundamental, estabelecendo uma ponte entre estudantes de escolas públicas e universidades. O evento, além de imersivo é inclusivo e se destaca pela participação de alunos do espectro autista e crianças cadeirantes”, ressalta Tiago.

Estudantes e escolas podem solicitar adesão ao Ecossistema Manna durante o ano todo. O primeiro passo é entrar em contato pelo site manna.team.

Cursos – O NAPI Manna Academy também vai ministrar cursos de Inteligência Artificial e de Segurança em Tecnologia da Informação para integrantes do GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.  Novas turmas dos cursos de IA e Segurança serão abertas ao público em geral em Maringá e Paranavaí. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link no site manna.team. As vagas são limitadas.