Programa de Pós-Graduação Sctricto Sensu em História da Unioeste promove Aula Magna 20/03/2013 - 11:20

O  Programa de Pós-Graduação Sctricto Sensu em História da Unioeste (Campus de Marechal Cândido Rondon), apoiado com recursos da Fundação Araucária, realizou na última segunda-feira (18) a “Aula Magna” com o tema “Do nacional-desenvolvimentismo ao neoliberalismo: intelectuais na América Latina entre os anos de 1950 e 1980”.


A aula foi proferida pela coordenadora adjunta da àrea de História da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, a Dra. Claudia Wasserman. O evento contou com participação expressiva de docentes, alunos do mestrado e da graduação.


A conferencista abordou o papel do sujeito pesquisador na relação dialógica com as teorias, bem como a criação de teorias explicativas históricas do mundo periférico. Também falou sobre o pensamento nacional desenvolvimentista, em especial suas principais teses, como: o desenvolvimento capitalista nacional autônomo e a crítica a esse pensamento, novas teorias explicativas acerca dos países periféricos, as interdições à intelectualidade durante a chamada “transição democrática” no Brasil, os conflitos que se fizeram nesta época e os rearranjos da produção do conhecimento naquela ambiência social.


Na sequência, no dia 19 (terça-feira), visitou as instalações do Programa e reuniu-se com os docentes para um diálogo e troca de informações sobre a CAPES e os Programas de Pós-Graduação, sobre o funcionamento, os indicadores positivos e as perspectivas do PPGH. De acordo com o coordenador do PPGH, Dr. Davi F. Schreiner, “a avaliação da Coordenadora Adjunta foi muito positiva acerca das condições do Programa”.