Programa Top Managers consolida o Paraná como referência no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação 09/10/2025 - 02:28

Com o objetivo de atrair e engajar profissionais do Brasil e do exterior com ampla experiência e excelência na gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, para que possam contribuir na execução de ações estratégicas do Paraná, a Fundação Araucária selecionou nove projetos referentes ao Programa Institucional Top Managers em duas edições do edital. A Araucária disponibilizou para a segunda edição da chamada pública o recurso total de R$ 8.400.000,00, sendo que as propostas aprovadas possuem valores de até R$ 2.100.000 cada uma, e terão a duração de até três anos. 

Com atuação em áreas de CT&I, estes profissionais devem ser capazes de funcionar como articuladores, na formação e manutenção de equipes, como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento técnico-científico, socioeconômico e ambiental do Estado e do país. O Programa Top Manager tem sido essencial para o avanço do Paraná em áreas que são do interesse da sociedade e do Governo do Estado.

Projetos

Dentre os projetos aprovados na segunda edição do Programa estão os dos Top Managers Marília de Souza e Ricardo Ralisch, que são referentes ao Laboratório de Estudos de Futuros Araucária (LEF-Araucária) e ao InterSeda Paraná: Tecendo Inovação para um Futuro Sustentável Global, respectivamente.

A proposta da pesquisadora Marília estabelece o Laboratório de Estudos de Futuros Araucária (LEF-Araucária), uma iniciativa pioneira que capacitará o Estado a antecipar e navegar as transformações tecnológicas exponenciais que redefinem a competitividade global. Em essência, o laboratório preencherá uma lacuna crítica no ecossistema paranaense ao propor processos de formação e desenvolvimento de competências com vistas à literacia em futuros , ou seja capacidade de usar o futuro criativamente no presente,  para cientistas, lideranças, agentes públicos dos ecossistemas regionais de CT&I, e implementar projetos piloto alinhados ao Paraná 2040 e  criar metodologias para converter conhecimento científico em políticas públicas efetivas. 

"Os recursos voltados ao Programa Top Managers viabilizam não apenas a aquisição de tecnologias e metodologias de ponta em estudos futuros, mas principalmente a integração do Paraná em redes globais de inteligência antecipatória, posicionando o Estado na vanguarda da governança inovadora e transformando sua excelência acadêmica em vantagem competitiva sistêmica para enfrentar os desafios e oportunidades das próximas décadas", ressaltou Souza.

Já o professor Ricardo Ralisch trabalha com a qualificação da produção de casulos de seda no Paraná, oferecendo maior renda às famílias de produtores que já atuam na área e atraindo novas famílias para esta atividade, ampliando a produção global. Esta produção porém, atenderá a critérios ambientais e sociais que consolidarão os parâmetros de sustentabilidade como forma de abrir mercados específicos.

O projeto se articulará com outros projetos, empresas e instituições estaduais, nacionais e internacionais, para que se ampliem a busca por soluções e inovações que minimizem as dificuldades atuais da produção de casulos e sua transformação em tecidos nobres. O objetivo é tornar o Estado como uma região de destaque internacional na produção de seda de alta qualidade.

"Esse edital valoriza a experiência de cientistas e acadêmicos em final de carreira, mas com muito potencial para coordenar projetos específicos e/ou articular e mobilizar grupos de pesquisas em áreas de interesses gerais e estratégicos", destacou Ralisch.