Prazo para as inscrições no Programa Sustainable Living Innovators (SLI) termina no próximo dia 18/05 14/05/2025 - 07:55
O prazo para as inscrições no Programa Sustainable Living Innovators (SLI) termina no próximo dia 18/05. Em parceria com o CEiiA, a Araucária vai selecionar dez alunos para fazerem a mobilidade internacional para Matosinho - Portugal.
“Este Programa vai desafiar os nossos alunos no desenvolvimento e exploração de tecnologias da Lua que podem melhorar a nossa vida na Terra. Nós contamos com a participação dos nossos alunos do Paraná na construção dessas soluções e nesta grande missão em conjunto com os nossos parceiros de Portugal”, ressaltou a assessora de Relações Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.
A Fundação Araucária vai financiar bolsas de estudos para cinco alunos de ensino médio, prioritariamente do terceiro ano, entre 16 e 17 anos, e para alunos universitários do primeiro ou segundo ano, que participam da iniciação científica. A inscrição pode ser realizada diretamente na página do CEiiA.
O SLI é um Programa avançado que capacita as novas gerações para serem agentes de transformação do mundo, tendo como ponto de partida desafios societais complexos. É direcionado para os alunos do ensino médio e da graduação de diferentes áreas de conhecimento, tais como: engenharias, medicina e ciências da saúde, biologia, design, arquitetura, dentre outras.
O SLI para os alunos do ensino médio
A Fundação Araucária vai financiar treinamento para os matriculados no segundo e terceiro anos do ensino médio, que integram a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. Para se inscrever é necessário acessar o site do Programa: ceiia.tech/sli. Será preciso anexar uma declaração da escola que confirme que o estudante é clubista da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. Também será pedido que o candidato descreva atividades extracurriculares que tenha feito, comprove o desempenho escolar e o domínio do inglês.
Além disso, os organizadores solicitam a entrega de uma carta de motivação contando quais as razões que levaram o clubista a se candidatar ao Programa, bem como de que forma ele ou ela consideram que podem contribuir e acrescentar valor ao SLI.
“O NAPI Paraná Faz Ciência está divulgando as informações sobre essa seleção. Na verdade, é um convite aos clubistas para concorrerem a uma vaga em um programa avançado de capacitação de novas gerações em agentes de transformação do mundo”, explica a articuladora do NAPI PRFC e coordenadora da Rede de Clubes, Débora Sant’ Ana.
Como funciona o SLI?
A 6ª edição do SLI acontecerá nas instalações do CEiiA, em Matosinhos - Portugal. Os alunos do ensino médio ficarão duas semanas na região, e caso tenham interesse, poderão optar por ficar quatro semanas. Já os alunos da graduação ficarão pro quatro semanas. O período que esses estudantes ficarão em Matosinho será entre os dias 14 de julho a 08 de agosto.
"A parceria com a Fundação Araucária para a realização da edição de 2025 do Programa SLI é muito importante, na medida em que vai permitir ao CEiiA oferecer um primeiro passo para a internacionalização do Programa. Sendo esta a 6ª edição, e encontrando-se o Programa em um elevado nível de maturidade, o objetivo passa por escalar a iniciativa para jovens de outros países, começando por aqueles com que temos uma relação de maior proximidade, como é o caso do Brasil”, disse a coordenadora do Programa SLI, Sónia Lara Nunes.
O CEiiA e a Araucária partilham valores e objetivos comuns, ou seja, a responsabilidade pelo desenvolvimento das gerações mais jovens como propulsora da construção de um futuro mais próspero e sustentável. A iniciativa contará com a contribuição de profissionais do CEiiA e de especialistas nacionais e internacionais de referência em nível global. Esses especialistas vão compartilhar conhecimento e ferramentas para que os Innovators possam desenvolver um projeto completo, desde o conceito até ao protótipo da aplicação das tecnologias espaciais, incluindo o respetivo modelo de negócio.
“Temos todos os ingredientes para que esta edição seja memorável e estamos muito entusiasmados por receber os Innovators do Brasil, que seguramente vão enriquecer a experiência com novas formas de olhar, pensar e intervir no mundo”, completou Sónia.
Mais informações: https://www.ceiia.tech/sli .