Prazo para as inscrições da terceira edição do edital "Doutores Inovando no Setor Empresarial" termina nesta terça-feira (07) 06/10/2025 - 01:17
Com os objetivos de incentivar uma mentalidade de inovação contínua nas empresas paranaenses por meio da capacidade analítica e metodológica de doutores para promover a busca por soluções disruptivas, garantindo uma posição de destaque no mercado, impulsionar a inovação no setor empresarial e criar um novo mercado e oportunidades de atuação para jovens doutores, a Fundação Araucária e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PR), estão dando continuidade à chamada pública "Doutores Inovando no Setor Empresarial". O prazo para as inscrições da terceira edição do edital termina nesta terça-feira (07).
Até o momento 28 empresas (cinco de pequeno porte, 21 de médio porte e duas de grande porte) foram aprovadas para participar do edital. O intuito é conceder o total de 100 bolsas, no valor de R$ 5 mil/mês e disponibilizar o valor global de R$ 13.530.000,00.
Dentre as empresas que foram selecionadas está a Extrainox. "A Extrainox resolveu participar do edital, pois está em uma fase em que busca se desenvolver e inovar de forma geral, e a ideia de ter alguém com tamanha experiência acadêmica certamente nos ajudará a atingir esses objetivos. Sem dúvidas, ter pessoas altamente qualificadas faz com que a empresa enxergue os desafios de forma diferente, pois encontra o auxílio necessário para focar em soluções estratégicas, que realmente farão diferença a longo prazo. Sendo assim, essa chamada tem sido extremamente benéfica para a nossa empresa e já conseguimos ver ganhos reais nas ações que estão sendo colocadas em prática. Para nós, é muito claro que ter alguém com doutorado participando ativamente do cotidiano da empresa é um privilégio que deve ser valorizado e aproveitado da melhor forma, já que se trata de uma oportunidade rara e valiosa", destacou a representante da empresa e tutora do bolsista selecionado, Marta Suassuna.
Bruno Veiga é o bolsista que está atuando na empresa Extrainox, e o desafio do seu trabalho consiste no desenvolvimento de uma linha de produtos padronizados para escalonamento da produção industrial. "Quando decidi fazer doutorado, meu objetivo sempre foi levar inovação para a indústria, e não seguir a carreira acadêmica tradicional como muitos imaginam. Portanto, este edital foi essencial para tornar isso possível. Ele cria a ponte entre pesquisa e aplicação prática, fomentando a inovação e fortalecendo a integração entre universidades e empresas. Acredito que essa iniciativa pode contribuir muito para o mercado nacional, ajudando a transformar o setor industrial e mostrando a doutores e indústrias novas possibilidades por meio do trabalho conjunto", afirmou Veiga.
Mais informações sobre as inscrições: https://www.ielpr.org.br/jovensdoutores-empresas/ .