Pesquisador do NAPI Hidrocarbonetos Renováveis participa de eventos na Finlândia e no Marrocos 28/07/2025 - 07:57
O pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e articulador do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Hidrocarbonetos Renováveis (HCR), Luiz Pereira Ramos, visitou este mês a Escola de Engenharia da Aalto University, na Finlândia e a Al Akhawayn University, no Marrocos.
Além da troca de experiências com pesquisadores da Aalto University, em Helsinki, o professor Luiz Ramos também participou da banca da defesa da pesquisadora Susanna Forssel, na Escola de Engenharia. Sua pesquisa de doutorado foi uma análise técnico-econômica de processos sustentáveis para a valorização de produtos do setor de papel e celulose. Dois produtos foram alvo desse estudo: lignina kraft epoxidada como alternativa para resinas fenol-formaldeído e celulose microcristalina carbonilada como agente de reforço de (nano)compósitos.
“Essa oportunidade foi fruto de anos de parceria de nossos programas de pós-graduação com a Aalto University e de atividades financiadas pela Fundação Araucária no âmbito do NAPI Hidrocarbonetos Renováveis”, ressaltou o articulador do NAPI.
Marrocos - Em sua viagem ao Marrocos, o professor Luiz Ramos, participou de uma Escola de Verão (Summer School and Hackathon – 2nd Green Hydrogem Morocco Camp from Theory do Action) na Al Akhawayn University, em Ifrane. Desta vez, como consequência da parceria de anos com a agência alemã de cooperação internacional GIZ.
Oitenta estudantes, selecionados de 300 candidatos de todas as instituições marroquinas, participaram desse evento. “Depois de participar da oferta de três módulos da escola de verão, retornamos ao Brasil com a proposta de um projeto de colaboração bilateral com a Al Akhawayn University e com a imensa satisfação de ter testemunhado a excelente qualificação dos estudantes e o sucesso de uma atividade de grande impacto inovador que esperamos conseguir reproduzir no Brasil em futuro próximo”, disse o professor.
As tecnologias PtX, mediante as quais se busca produzir combustíveis e insumos químicos industriais sustentáveis a partir de energia renovável, hidrogênio de baixo carbono, ar atmosférico e fontes preferencialmente biogênicas de carbono, têm sido foco de eventos de treinamento e disseminação por parte da agência alemã GIZ.