NAPI Segurança Pública fortalece combate ao crime com kits científicos para treinamento de cães policiais 02/12/2025 - 16:46
Em uma ação decisiva para aprimorar o enfrentamento ao crime organizado no Paraná, a Polícia Militar passou a contar com novos kits avançados de detecção de drogas, desenvolvidos e adquiridos pelo NAPI Segurança Pública & Ciências Forenses. Os kits estão sendo enviados para quinze canis da Polícia Militar do Paraná e incluem substâncias sintéticas — como terpenos (simuladores de odor de maconha) e benzoato de metila (simulador de odor de cocaína).
Esses insumos permitem treinamento padronizado, seguro e tecnicamente validado dos cães policiais, ampliando a capacidade de localização de drogas durante operações. A iniciativa marca mais um passo da rede de pesquisa articulada pela professora Caroline D’Oca da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que vem consolidando a aplicação direta da ciência na segurança pública do Estado.
“Os kits carregam inovação e sustentabilidade, porque foram produzidos a partir de resíduos agroindustriais como suporte de fixação desses marcadores químicos. Esse material, que será agora usado para que os animais possam ser treinados para identificação de drogas, leva o selo do NAPI, o selo da Fundação Araucária, e se propõe a contribuir para o enfrentamento do crime, fortalecimento da segurança pública e para o bem comum. Bem de todos os cidadãos paranaenses”, destaca a pesquisadora.
Os insumos adquiridos têm durabilidade de cerca de dois anos, assegurando continuidade no treinamento de cães já em atuação e dos novos animais que serão incorporados às equipes.
O comandante da Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC), capitão Marcelo Hoiser, destacou o impacto direto do trabalho conduzido pelo NAPI.
“A Polícia Militar do Paraná, por meio da CIOC, mantém uma parceria muito sólida com o NAPI. Esses kits, produzidos com precisão científica, representam um avanço significativo no treinamento dos nossos cães”, afirma.
“Para que os cães e policiais possam ser ainda mais assertivos nas suas buscas e nos seus treinamentos. Futuramente, esta parceria pode avançar para a estruturação de um centro de reprodução canina da Polícia Militar do Paraná”, salienta.
O NAPI Segurança Pública & Ciências Forenses também realiza a análises e emissão de laudos sobre materiais reais, garantindo que os simuladores utilizados em treinamento tenham lastro científico e segurança jurídica — um diferencial importante para a atuação policial.
“Com a parceria, temos a garantia de que o cão treina com substâncias laudadas, o que aumenta a confiabilidade e a segurança das operações”, ressalta Hoiser.
A iniciativa evidencia como os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) permitem que universidades e institutos de pesquisa atuem de forma estratégica, gerando conhecimento, inovação e melhorias reais para diversos setores da sociedade, inclusive, para as forças de segurança do Estado.












