NAPI Energia Zero Carbono promove primeira Escola Nêutrons no Agro, Medicina, Indústria, Energia e Novas Tecnologias 20/10/2025 - 16:57
Até o próximo sábado (25), acontece, no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná em Curitiba, a I Escola Paranaense de Aplicações de Nêutrons no Agro, Medicina, Indústria, Energia e Novas Tecnologias. O evento, que conta com o apoio da Fundação Araucária, é promovido pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Energia Zero Carbono (EZC) e reúne pesquisadores do Brasil, Argentina, Inglaterra e Noruega.
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, participou da abertura do evento. A Escola de Nêutrons tem como objetivo proporcionar aos cerca de setenta participantes, uma compreensão abrangente das técnicas de nêutrons, abordando tanto os fundamentos teóricos quanto suas aplicações experimentais. A programação inclui aulas expositivas, atividades práticas e tutoriais com softwares especializados, garantindo uma formação completa e integrada nas diversas etapas do uso científico dessa metodologia.
“Esse é um marco muito importante para nós pois estamos trazendo para o Paraná um rol de possibilidade de aplicação de técnicas de energia neutro em áreas de grande importância para o nosso estado, que estão alinhadas com as políticas paranaenses, o movimento tecnológico e inovação”, ressalta o professor da Universidade Estadual de Maringá e articulador do NAPI Energia Zero Carbono, Ivair Aparecido dos Santos.
Será destacado o uso das técnicas de nêutrons em áreas como a agricultura e na medicina, onde essas técnicas são empregadas, por exemplo, no desenvolvimento de novos fármacos e carreadores de fármacos. Ao término da Escola de Nêutrons 2025 os participantes terão adquirido uma base sólida sobre os princípios das técnicas de espalhamento e transmissão de nêutrons. Deverão estar aptos a compreender os fundamentos físicos subjacentes, desenvolver competências práticas em experimentação e utilizar ferramentas de análise de dados.
Além disso, os participantes da Escola de Nêutrons 2025 estarão capacitados a conceber, conduzir e interpretar experimentos na área, bem como a avaliar criticamente resultados próprios e de terceiros reportados na literatura científica especializada.