Governador participa do lançamento de livro sobre o governo de Bento Munhoz da Rocha Netto 07/06/2022 - 11:10

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, participou nesta segunda-feira (6) no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, do evento de lançamento do livro O Paraná Moderno de Bento Munhoz da Rocha Netto — Ações para Implantação de Novo Modelo Agrário (1951-1955). 

A obra, do professor e historiador Renê Wagner Ramos, analisa o período em que o engenheiro e professor Bento Munhoz da Rocha Netto (1905-1973) governou o Paraná, com foco na introdução de um novo projeto agrário que teve como base as colônias agroindustriais e o cooperativismo.

Ao falar sobre a contribuição de Bento Munhoz da Rocha Netto para o desenvolvimento do Paraná e de suas importantes obras como o Centro Cívico e a Biblioteca Pública, o governador destacou seu papel fundamental no início da evolução da agricultura paranaense. 

“Tudo começou quando Bento implantou este sistema agrícola, com as pequenas cooperativas implantadas por ele na época e que hoje são as grandes cooperativas, que contribuem para estarmos entre os maiores produtores do mundo de alimentos por metro quadrado”, disse.

“Bento foi um homem com visão de futuro. O Estado deve muito a ele por tudo que fez. A grandeza do Paraná hoje começa com pessoas como Bento Munhoz da Rocha Netto. Estou muito feliz em participar do lançamento deste bonito trabalho de pesquisa do professor Renê”, parabenizou o governador em exercício. 

O livro apresenta como foi implantado o modelo de agroindustrialização do campo paranaense. O historiador Renê Wagner lembra que o sistema atrelava o agricultor ao modelo cooperativista. Para tanto, foram estruturadas três colônias, que antes de tudo funcionariam como laboratório e, principalmente, como difusor de um novo modelo que fosse produtivo, mecanizado e vinculado a indústria através de uma intensa propaganda como forma de conquistar os agricultores brasileiros e a elite do Paraná.

“O ex-governador percebeu que o modelo de agricultura até então era fadado ao seu esgotamento, sendo necessária uma reestruturação do campo paranaense.”

Segundo o escritor, foi uma mudança estrutural, resultado da implantação do novo modelo agroindustrial, associado ao sistema cooperativista, trazendo um conjunto de mudanças técnicas na produção, comercialização e na relação com a terra. Esse novo modelo produtivo agroindustrial cooperativista impactou a agricultura tradicional.

“Ele percebeu que o café avançava no Norte mas a região dos Campos Gerais estava empobrecendo rapidamente, com o abandono de fazendas. Daí a necessidade de um novo modelo de produção”, contou o autor da obra Renê Wagner Ramos.

Diante da importância do conteúdo abordado na obra, o lançamento contou com o apoio da Fundação Araucária e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). 

“Conhecer a história nos possibilita trabalhar e desenhar com correção no futuro. Nós tivemos um Paraná moderno de Bento Munhoz da Rocha e agora nós temos um Paraná moderno e inovador do governador Ratinho Junior. As estratégias de Bento refletiram em avanços importantes e com uma visão de desenvolvimento muito alinhada ao Plano de Governo atual”, destacou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

Emocionada com a homenagem ao sogro Bento Munhoz da Rocha Netto, Gilda Marise Munhoz da Rocha agradeceu pela homenagem. “Nos emociona saber que mesmo após 50 anos de sua morte, Bento ainda é lembrado e como seu governo foi importante para o progresso do Paraná. É a primeira vez que a visão de futuro do trabalho no setor agrário de Bento é destacada em uma obra”, comentou. 

Renato Requião Munhoz da Rocha, sobrinho de Bento Munhoz da Rocha Netto, contou que o ex-governador sempre pensou em obras que fossem um marco para o Estado. “Ele sempre pensava grande, que as obras precisam ser obras que se perpetuem, que tragam retorno sobre vários aspectos como cultural, financeiro, político. Tinha uma visão de fazer tudo pelo bem do Estado”, disse. 

O superintendente da Seti, Aldo Bona, ressaltou que a obra mostra como a gestão política do Estado pode orientar as estratégias de desenvolvimento. “Demonstra como as políticas públicas constroem o caminho que um Estado segue na sua trajetória. Mostra um projeto bastante arrojado do governador Bento Munhoz da Rocha que certamente tem a ver com o modelo de Paraná que temos agora”, afirmou o superintendente. 

Para escrever O Paraná Moderno de Bento Munhoz da Rocha Netto, o historiador Renê Wagner analisou todo o acervo doado pela família ao Museu Paranaense durante cinco anos. Um acervo de mais de 3 mil fotos, dezenas de discursos manuscritos por Bento Munhoz da Rocha Netto.

“Ficamos felizes por ter este evento aqui, principalmente porque a biblioteca foi construída na gestão de Bento Munhoz da Rocha Netto. Que coloca este espaço como de inclusão e da formação cidadã. Da democratização do acesso à educação, ao conhecimento e à cultura”, enfatizou o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, 

A superintendente Geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, parabenizou o escritor Renê Wagner Ramos que já trabalhou em sua equipe. “Foi uma palestra inspiradora. Vejo o carinho com que Renê fala deste livro, falando da história do nosso Estado. Obrigada pelo seu trabalho e por ter feito parte da nossa equipe”, agradeceu. 

O livro está à venda no site da Amazon ao custo de R$ 45. 

Sobre o autor - Doutor e mestre em História, Renê Wagner Ramos é professor de História e Geografia Efetivo da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) e assessor na Coordenação de Ensino Superior da Seti. Foi coordenador do Sistema de Museus do Paraná (2019-2020), conselheiro estadual da Cultura (2015-2017) e coordenador de estudos e pesquisas da Seed (2011-2014). Publicou, entre outros livros, Cem Anos da Missão Capuchinha no Paraná e Santa Catarina (com Jacira Aparecida de Campos Ramos) e O Impacto da Construção da Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga na Região do Médio Iguaçu.

Sobre Bento Munhoz da Rocha Netto: Filho do ex-governador Caetano Munhoz da Rocha (1920-28); foi governador de 1951-55 e ministro da Agricultura 1955/55. Deputado Federal – 1946-1950; 1958-1962. Também foi professor da Universidade Federal do Paraná.