Fundação Araucária indica pesquisadores paranaenses para treinamento em computação quântica no C-DAC, na Índia 27/06/2025 - 08:51

Dois pesquisadores do Paraná da área da computação quântica foram indicados pela Fundação Araucária recentemente, para fazerem um curso intensivo promovido pelo Instituto de Tecnologia, Engenharia e Ciências (Itec), vinculado ao Ministério das Relações Exteriores da Índia. O treinamento ocorreu em março, no Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC), localizado na cidade de Mohali.

“O convite para que a Fundação Araucária indicasse profissionais da área para fazerem parte deste treinamento partiu da Índia. A formação foi totalmente custeada pelo governo indiano, incluindo passagens, hospedagem e alimentação. Isso indica o quanto o Paraná é um importante parceiro da Índia e demonstra o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na área”, destacou o pesquisador sênior da Fundação Araucária, Jorge Edson Ribeiro. Durante o curso, que reuniu participantes de 19 países da Ásia, África e América Latina, os profissionais receberam oito horas diárias de capacitação em programação para sistemas quânticos. 

Os pesquisadores

Os professores Bruno Vicentin, doutor em Física Atômica e Molecular e professor do Departamento de Matemática da UTFPR, campus Apucarana e Paulo José dos Reis, professor adjunto do departamento de física campus da Unicentro, Guarapuava, foram os pesquisadores que participaram do curso.

“O curso foi muito produtivo e interessante, porque éramos em 56 participantes de 19 países diferentes, então foi uma troca de experiências muito boa. Tivemos contato com pessoas que foram pioneiras no desenvolvimento da computação quântica na Índia e se mostraram muito abertas. Com isso, eu pude trazer para o Brasil o know-how que adquiri por lá, como a proposição de um grupo de pesquisa no CNPq, grupo que eu e o professor Paulo que também foi indicado para fazer o curso estamos estruturando, no intuito de formalizar e dar continuidade nas pesquisas na área, E também, com o apoio da Fundação Araucária fazer um grupo de pesquisa e projetos de pesquisa utilizando computação quântica dentro dessa iniciativa de supercomputadores que está sendo desenvolvida pelo Governo do Estado”, destacou o professor Bruno.

Já o pesquisador Paulo Reis ressaltou o quanto a experiência também cultural foi relevante durante a realização deste curso. “Tivemos uma experiência cultural fantástica, pois convivi com pessoas de diferentes locais. O curso promoveu a prática, sendo possível programar, fazer testes, e isso foi muito interessante. Eu e o professor Bruno, que também foi indicado para fazer o curso, voltamos com novas ideias e pretendemos implementar novas linhas de pesquisa em nosso trabalho dentro do Estado”, enfatizou Reis.

Parceria

O Governo do Paraná firmou uma parceria em 2024 com o Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC) – Índia com o  objetivo de implantar uma rede de supercomputadores nas universidades estaduais. O memorando de entendimento assinado na ocasião prevê a transferência de tecnologia indiana para que a montagem dos computadores de alto desempenho (HPC) seja feita no próprio Estado.

Com alta capacidade de processamento de dados, essas máquinas permitem avançar nas pesquisas em áreas como bioinformática, agricultura de precisão, genômica e inteligência artificial. O pesquisador sênior da Fundação Araucária, Jorge Edson Ribeiro foi um dos responsáveis por iniciar a conversa com o centro indiano, que já rendeu a aquisição de um primeiro supercomputador que foi instalado em 2021 na UEPG, para servir como uma prova de conceito do projeto.

 

Fotos: Arquivo pessoal.

GALERIA DE IMAGENS