Fundação Araucária incentiva o desenvolvimento de iniciativas voltadas à inovação 17/09/2013 - 17:00

O anúncio do novo nome do espaço do Sistema Fiep localizado no Jardim Botânico, em Curitiba, para: Campus da Indústria e  a inauguração do Instituto Senai de Inovação foram realizados nesta terça-feira (17), durante o 1º Seminário Internacional de Inovação em Eletroquímica, que aconteceu entre os dias 16 e 17 e contou com o financiamento da Fundação Araucária.

“Temos orgulho em apoiar eventos como esse, que promovem a capacitação e disseminação de conhecimento por meio da ciência e tecnologia”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Com a missão de alavancar a competitividade, a produtividade e a sustentabilidade da indústria paranaense e brasileira, nos cenários nacional e internacional, o espaço antes conhecido como CIETEP – Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná passa a ser chamado de Campus da Indústria.  O Campus marca o início de uma nova era no setor industrial paranaense, com a proposta de ser um catalisador de pesquisas aplicadas.

“Dessa forma poderemos reunir progressivamente mais iniciativas de integração e questões visionárias que valorizam o desenvolvimento da indústria como um todo”, enfatizou o  presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

Na mesma ocasião, foi inaugurado o primeiro Instituto Senai de Inovação (ISI) do Brasil, que tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de diversas linhas de pesquisa aplicada, em diferentes segmentos da indústria. Com equipamentos exclusivos no país, o instituto vai oferecer soluções inéditas, ou que até então eram importadas pelas empresas, quando necessárias. Até 2015, serão inaugurados 25 ISIs em todo o Brasil.

“A execução desse projeto faz com que novas estradas e caminhos sejam abertos e consequentemente traz melhorias para a sociedade e trabalha pelo bem comum”, informou o diretor do Senai do Paraná, Marco Secco.

Durante a cerimônia oficial de lançamento, lideranças do Sistema Fiep e alguns dos parceiros do Campus da Indústria firmaram um pacto para reforçar o comprometimento comum no desenvolvimento de projetos em prol da indústria e da qualidade de vida do trabalhador.

Além do Sistema Fiep, fazem parte  do Pacto da Indústria a Prefeitura Municipal de Curitiba; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI); Fundação Araucária; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC).

A solenidade contou também com a presença do diretor administrativo e financeiro  da Fundação Araucária – José Carlos Gehr, de representantes de entidades, instituições, universidades e de diversas autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, incluindo o vice-governador e também secretário estadual de Educação Flávio Arns. “Quando conseguimos conquistas como estas não podemos esquecer de destacar a importância do ser humano em todo esse processo, pois é só por meio dele que se torna possível o desenvolvimento da inovação e novas tecnologias”, salientou Flávio.

Voltado a gestores de P&D, inovação, engenharia e produção dos setores automotivo, construção civil, energia, petróleo e gás, mineração, metalmecânico e galvanoplastia – além de pesquisadores destas e de outras áreas correlatas – o seminário contou com a apresentação de cases de sucesso de parcerias universidade-empresa.

Os palestrantes foram empresários e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); a Universidade de Manchester, do Reino Unido; os Institutos Fraunhofer, da Alemanha; o Centro Nacional em Eletroquímica e Tecnologias Ambientais (CNETE), do Canadá, e o Instituto Acreo, da Suécia.