Fundação Araucária destina 76 milhões para projetos de pesquisa 01/06/2012 - 11:10

Capes
Paulo Brofman, presidente da Fundação Araucária; Jorge Guimarães, presidente da Capes e Mario Neto, presidente do Confap
Maria Eduarda Buchi para a AEN
- Estão previstos investimentos de 76 milhões e 800 mil reais, que serão aplicados no fomento à produção e disseminação científica e tecnológica, verticalização do ensino superior e formação de pesquisadores. O presidente da fundação, Prof. Dr. Paulo Roberto Brofman, afirmou que a instituição procura boas ideias para atender a coletividade paranaense. Além disso, busca a adequação da instituição às necessidades da comunidade cientifica e acadêmica, o que ajudou a definir as novas chamadas públicas. De acordo com Brofman, o resgate de parcerias antigas também aumentou a oferta de recursos para os próximos anos. É o caso do convênio entre a Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e o Governo do Estado, por meio da FA (foto), que vai destinar cerca de 40 milhões de reais ao Paraná. A assinatura do protocolo de intenções entre a Capes e a FA será no próximo dia 9, em Curitiba.

Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Alípio Leal, a parceria vai colocar a Fundação Araucária entre as cinco maiores do País. Ele destacou que a secretaria está trabalhando conforme a determinação do governador Beto Richa que busca ações integradas.

Recentemente, a Fundação Araucária implantou um sistema de gestão eletrônica que atende ao programa do Tribunal de Contas e facilita o lançamento de chamadas públicas, submissão de projetos, acompanhamento, controle financeiro interno das contratações, entrega de relatórios parciais e encerramento de convênios. Também criou uma diretoria de relações institucionais e internacionais.

 

Ouça:

traço

Entrevista com o Prof Alípio Leal, Secretário da SETI

 

Fonte: AEN