Fundação Araucária apresenta nova identidade visual 27/09/2023 - 19:26

A Fundação Araucária está de cara nova. Criada nos anos 2.000, a marca anterior sofreu apenas mudanças sutis ao longo de duas décadas. A nova logomarca tem o desenho de um pinhão e agrega as cores verde e azul que são as duas principais utilizadas nas artes visuais do Governo do Estado.

“Após mais de 20 anos, o logotipo da Fundação Araucária já não passava mais a ideia de inovação que sempre fez parte da alma da instituição. Havia a necessidade de uma atualização”, comenta o designer gráfico e funcionário da Araucária há 22 anos Marcelo Barão.

O redesign foi um processo longo e amplo, e contou com a participação de todos os colaboradores. Inicialmente eram 10 opções e um colegiado foi selecionando aquelas que mais seguiam na direção dos conceitos que a diretoria da Fundação Araucária idealizava. No processo final, uma votação interna foi aberta para a escolha entre três conceitos para chegar à escolhida pela maioria dos colaboradores.

“Queríamos algo moderno e que remetesse ao nosso estado. Agora nossa marca tem um símbolo, que é o pinhão semente da araucária, e que também é a árvore símbolo do Paraná e dá nome para a Fundação”, ressalta o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

Em seu novo posicionamento a marca agora exibe apenas “araucária” o que confere mais objetividade na comunicação e permite um uso mais adequado em suas ações de internacionalização.

“A nova marca Araucária traz consigo toda a história das marcas antigas preservadas em detalhes como os ‘dots’ aninhados nas letras “A”, bem como as cores azul e laranja. Por outro lado, a tipologia adotada ajudou a passar mais contemporaneidade à marca o que ajudou na junção da tradição com o moderno”, explica Marcelo Barão.

A nova logo está disponível para download no site www.fappr.pr.gov.br em Arquivos/Logomarcas e Material Gráfico.