Fórum do Confap e Consecti reforça integração entre estados e instituições de fomento à ciência, tecnologia e inovação 08/12/2025 - 07:03

O 70º Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Fórum Nacional Confap & Consecti) foi realizado oficialmente entre os últimos dias 04 e 05, em Goiânia, e também contou com a participação da Fundação Araucária.

O evento, que nesta edição trouxe o tema “Ciência em Rede: Inteligência que Transforma Territórios”, também celebrou os 20 anos de história da Fapeg, comemorado no dia 12 de dezembro, com uma trajetória crescente de investimentos estaduais em ciência, de fortalecimento das redes de pesquisa e com execução de projetos estruturantes voltados à inovação e ao desenvolvimento regional.

Goiânia, simbolicamente, se transformou, de 3 a 5 de dezembro, na capital da ciência, tecnologia e inovação ao receber os principais responsáveis pela política científica brasileira. Presidentes e equipes das Fundações de Amparo à Pesquisa, secretários estaduais de CT&I e dirigentes de agências nacionais e internacionais de fomento participam do Fórum, com o propósito de fortalecer a articulação institucional entre os sistemas estaduais e federais de fomento à pesquisa e à inovação, discutir o avanço da infraestrutura científica do país, promover a integração das agendas estratégicas entre as FAPs, Secretarias de CT&I e seus parceiros, e debater os principais desafios e perspectivas para o avanço da ciência, tecnologia e inovação nos próximos anos.

“A agenda do Fórum é muito focada para a integração do sistema de ciência e tecnologia nacional por meio das Fundações de Amparo. E essa integração passa pela identificação de chamadas, ações conjuntas, por integração também com o governo federal. Como resultado desse encontro, tivemos um avanço positivo de algumas chamadas públicas que serão lançadas no primeiro semestre do ano que vem, em conjunto, pelo Estado, do governo federal. E são editais que observam com mais cuidado a co-criação, a estruturação, para atender tanto temas nacionais como também as especificidades regionais, as especificidades estaduais”, ressaltou o diretor da Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

 

Momento de virada


O presidente da Fapeg, Marcos Arriel destacou a importância do evento, que une dois importantes espaços de articulação da ciência brasileira: o Fórum Nacional do Confap e o Fórum Nacional do Consecti. “Estamos em um momento de virada. A ciência, mais do que nunca, precisa estar conectada: conectada aos territórios, às instituições, às empresas, às pessoas. E é justamente isso que o Confap e o Consecti representam: uma rede viva, cooperativa e comprometida com o desenvolvimento científico do país inteiro”.

O presidente do Confap, Márcio de Araújo Pereira, agradeceu o acolhimento dos goianos e parabenizou Goiás pela organização do evento, por ser referência em inteligência artificial e pelo modelo dos centros de excelência. Destacou a importância do papel do Confap e Consecti na coordenação de esforços e como articuladores de apoio e de recursos junto a agências de fomento e organismos nacionais e internacionais para serem levados às fundações estaduais de amparo à pesquisa.

“É nos estados que estão os desafios e as soluções e é lá que as políticas públicas são executadas para o bem do Brasil. Essa coordenação de esforços e essa capilaridade das Faps é que possibilitam que a ciência esteja em todos os lugares, para todas as pessoas, de forma mais rápida, mais célere e atingindo objetivos e resultados que o Brasil precisa e reduzindo desigualdades regionais. Essa articulação envolve a nossa vontade de fazer ciência”, disse Pereira.

O presidente do Consecti, Allan Kardec, destacou a importância da tríplice hélice para se fazer ciência, a necessidade do trabalho conjunto para impulsionar a inovação e o desenvolvimento nacional. Defendeu o fortalecimento das missões internacionais e a necessidade de indicadores de investimentos em ambientes de CT&I regionalizados valorizando o indicador que confere a cada estado competitividade, emprego ou renda, economia para comparações de desempenho e assim orientar investimentos e prioridades (métricas que analisam o esforço e o resultado de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação) validados pelo MCTI, Confap e Consecti.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, também esteve presente no Fórum. “É uma honra participar de um evento deste porte, que promove a cooperação nacional e alinha estratégias entre os diferentes estados e instituições de fomento, garantindo um direcionamento coeso para os investimentos em pesquisa e inovação”.

Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo, destacou a trajetória do Estado de Goiás, do setor agrícola e o despertar da nova vocação se tornando hoje reconhecido nacionalmente por sua vocação também na área de tecnologia. Lembrou da primeira política pública implementada a partir de 2019 – a criação dos centros de excelência, iniciado pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), em parceria com a Universidade Federal de Goiás.

“Acreditávamos, já naquele momento, que a inteligência artificial promoveria uma revolução no país e no mundo”, afirmou. Segundo ele, o Ceia foi uma iniciativa que tem gerado grandes impactos, a começar com a criação do primeiro curso de graduação em IA do país, que rapidamente se tornou o mais concorrido da UFG, superando até mesmo Medicina, tradicional líder em demanda por décadas. “Isso demonstra o acerto da política pública”, destacou.

Ações


Durante o Fórum foram assinados dois acordos. O presidente substituto do CNPq, Olival Freire Júnior e o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, assinaram, simbolicamente, o acordo de cooperação para parceria estratégica para a concessão de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), que serão denominadas Bolsas de Produtividade Estaduais, no estado de Goiás.

O presidente da Finep, Luiz Antônio Elias e o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, celebraram também a aprovação e apoio conjunto a projetos no âmbito da chamada pública MCTI/Finep/FNDCT – Proinfra – Desenvolvimento Regional – Norte, Nordeste e Centro-Oeste (NNECO 2024).

Uma carta de intenções foi assinada durante o evento, entre o CNPq, Confap e Capes visando a implementação do programa Fixação de Doutores no Brasil (Profix-CB, no âmbito do programa Conhecimento Brasil – repatriação e fixação de pesquisadores. A ideia é apoiar, por meio de concessão de bolsas e auxílios, projetos de pesquisa conduzidos por doutores empenhados em contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do Brasil, criando condições favoráveis para que esses pesquisadores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência e promover sua integração em ICTs e empresas nas áreas de vanguarda científico-tecnológica, em temas estratégicos para o Brasil e em regiões do Brasil que dependem de maior apoio para seu desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

A implementação se dará por meio de chamadas lançadas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados. Serão concedidas bolsas do Programa Conhecimento Brasil implementadas pelo CNPq com contrapartida de cada Fap que será representada por auxílios e benefícios adicionais aos bolsistas, incluindo fomento à pesquisa e bolsas de Iniciação Científica, e com a concessão pela Capes, de bolsas de Mestrado e/ou doutorado para pós-graduandos a serem orientados pelos bolsistas Conhecimento Brasil selecionados.

A programação contou ainda, com painéis temáticos sobre bioeconomia, bioenergia, biotecnologia e inteligência artificial e Mostra dos Centos de Excelência (Exposição dos Centros apoiados pela Fapeg em totens digitais e experiências visuais).

O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do Youtube do Confap.

Texto: Assessorias de Comunicação da Fundação Araucária e Fapeg.

Fotos: André Bianchi.

GALERIA DE IMAGENS