Extensionistas do PEIEX participam de capacitação em Londrina 23/03/2012 - 10:10
Os trabalhos aconteceram do dia 27 a 30 de março, no Centro de Treinamento do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), onde fica a sede do Núcleo Operacional do PEIEX Londrina. Toda a equipe estadual do projeto marcou presença: coordenadores, monitores, técnicos e estagiários.
A capacitação foi oferecida pela Apex-Brasil, por meio do Coordenador Nacional do PEIEX, Leonardo Deppe; do especialista em Propriedade Intelectual, Heberto Medanha; e do especialista em Banco de Dados, Aurélio Bringel. Além da Apex-Brasil, este evento contou com a participação da Fundação Araucária, representada pelo seu Presidente, Paulo Brofman; e Diretor Administrativo e Financeiro, José Carlos Gehr.
“Trabalhamos num cenário altamente competitivo e muito dinâmico, o que nos exige constantes capacitações”, resume o Coordenador do Núcleo do PEIEX em Londrina, Luiz Paulo Bombassaro, um dos organizadores da capacitação. Ele lembra que apesar de o Brasil estar entre as maiores economias do mundo, suas exportações ainda representam menos de 2% das exportações mundiais.
O QUE É
O PEIEX é um projeto voltado para a capacitação de empresas, com o objetivo de incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte, qualificando e ampliando os mercados das indústrias iniciantes em comércio exterior. Nesse sentido, o programa oferece soluções para problemas técnico-gerenciais e tecnológicos dessas empresas.
No Estado do Paraná, o PEIEX é viabilizado pelo convênio estabelecido com a Fundação Araucária, gestora do projeto, que mantém os Núcleos de Curitiba, Londrina e Maringá, e destaca-se que até 2011 foram beneficiadas pelo PEIEX Paraná cerca de 1800 empresas.
No Brasil, o projeto conta com 30 Núcleos Operacionais distribuídos entre 12 estados, que atendem a diversos segmentos empresariais, oferecendo soluções e auxílio nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto e manufatura e comércio exterior; o que contribui para tornar a empresa mais forte e mais competitiva em um mercado cada vez mais acirrado.
Fonte: Andrea Serrano Lima, do Núcleo do Peiex em Londrina
(atualizada em 06/04/2012)