Araucária promove evento de apresentação dos resultados dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do Paraná 27/08/2025 - 13:17

Com o objetivo de apresentar as ações e resultados dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do Paraná, a Araucária promoveu nesta terça-feira (26), uma reunião nas dependências da Instituição. Os INCTs são voltados à promoção da formação de redes multi-institucionais e interdisciplinares dedicadas à investigação científica em temáticas estratégicas e enfrentamento a grandes desafios nacionais.

“Quando a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico prioriza e investe nos projetos, ações e iniciativas do Estado impulsiona a CT&I e otimiza o nosso trabalho. É o que acontece na Fundação Araucária, ou seja, ter a sensibilidade da aplicação do recursos de forma efetiva”, afirmou o diretor científico do CNPq, Olival Freire Júnior.

Atualmente existem 242 INCTs no Brasil e 14 no Paraná, sendo que o projeto “Conservação e Exploração dos Recursos Biológicos de Coleções em Rede”, coordenado pela professora Vania Aparecida Vicente –  da Universidade Federal do Paraná – é um deles.

“Esse INCT agrega grupos de pesquisas na exploração e conservação de recursos biológicos em áreas estratégicas de saúde e biotecnologia, e assim contribui para a formação de recursos humanos e divulgação do conhecimento sob processos e recursos genéticos depositados em diferentes coleções do país  e exterior. Este é o primeiro INCT do país reunindo coleções microbiológicas em rede”, destacou Vania.

O projeto possui membros colaboradores de sete universidades federais, três universidades internacionais e quatro institutos de pesquisas nacionais. Além disso, o projeto colabora com sete instituições internacionais e parceria com diversas empresas.

Outro projeto apresentado na reunião foi o INCT para a Cadeia Produtiva do Leite II, coordenado pelo professor da Universidade Estadual de Londrina, Amauri Alcindo Alfieri. “O nosso intuito é o de reunir valores aos vários segmentos da cadeia produtiva do leite por meio de ações diretas e indiretas sobre os animais e os rebanhos, a qualidade do leite, derivados e subprodutos e sobre o ser humano (saúde única)”, disse Alfieri.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, reforçou a potência que as pesquisas realizadas pelos INCTs possuem. “Esse encontro é um momento de escuta e de co-construção, pois quando identificamos claramente as demandas existentes, os resultados são potencializados. E é com parcerias como a que temos com o CNPq que conseguimos alavancar cada vez mais a ciência, tecnologia e inovação do Paraná”.

Confira os nomes dos projetos do INCTs existentes no Paraná:

  •  INCT para a Cadeia Produtiva do Leite II
  •  INCT de Pesquisa e Inovação em Imagem Fototérmica
  •  BIOTECMAR: Engenharia e Bioeconomia Marinha Sustentável
  •  InovaLignos: Inovação em Biorrefinaria de Materiais Lignocelulósicos
  •  INCT em Biotecnologia de Precisão Aplicada à Interação Planta-Bactéria-Ambiente
  •  INCT em Ecologia de Água Doce, Impactos e Conservação – INCT Nupeúá
  •  NanoDefender: Antimicrobianos Inovadores na Perspectiva One Health
  •  MicroAgro: Inovações biotecnológicas para agricultura sustentável
  •  DoHaD+: Origens do Desenvolvimento da Saúde e da Doença
  • Reologia de Materiais Complexos Aplicada a Tecnologias Avançadas
  • Representação e Legitimidade
  • Nanomateriais para a Vida – NanoVIDA
  • Toxoplasmose Humana e Animal: Uma visão de Saúde Única
  • Conservação e Exploração dos Recursos Biológicos de Coleções em Rede.

GALERIA DE IMAGENS