Araucária promove debates sobre formas diferenciadas de implementação da inovação no Estado 11/12/2025 - 16:16

Com o objetivo de apresentar a ferramenta IRL (Innovation Readiness Level), desenvolvida pelo KTH Royal Institute of Technology (Estocolmo, Suécia), representantes e pesquisadores do Instituto conduziram um Workshop promovido pela Fundação Araucária. O evento foi realizado das dependências do Campus da Indústria – FIEP, entre os últimos dias 10 e 11 e contou com a participação de professores, pesquisadores e representantes de diversas instituições e órgãos do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

“A troca de conhecimento com instituições internacionais é um pilar fundamental para o avanço científico, a inovação e o desenvolvimento sustentável de uma região e país. Ela transcende fronteiras geográficas, conectando pesquisadores, alunos e recursos, e é considerada um motor para o desenvolvimento governamental e a competitividade global”, destacou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa. O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, também esteve presente no evento.

A KTH-IRL foi criada para fornecer uma visão mais holística do processo de inovação, considerando não apenas a maturidade tecnológica, mas também outros aspectos críticos como mercado, financiamento, equipe, propriedade intelectual, e modelo de negócios.

É composta por seis dimensões principais, cada uma avaliada em uma escala de 1 a 9, semelhante à TRL da NASA: 1. Cliente; 2. Tecnologia;3. Negócios; 4. Propriedade Intelectual; 5. Equipe e 6. Financiamento.

“É uma ferramenta poderosa para ambientes de inovação que buscam trazer novas tecnologias ao mercado de forma eficaz e estruturada. Ela permite que empreendedores, investidores e gestores de inovação identifiquem os pontos fortes e fracos de uma inovação e definam as ações necessárias para avançar em direção à comercialização. E é uma honra repassar esse conhecimento para outros locais, como o Paraná, que é reconhecido pelo seu potencial e trabalho nas áreas de ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou o desenvolvedor da ferramenta IRL e representante do KTH, Donnie Lygonis .

A escala IRL foi desenvolvida para preencher uma lacuna percebida na avaliação de inovações. Enquanto a escala TRL da NASA é altamente eficaz na avaliação da maturidade tecnológica, ela não considera outros fatores cruciais para o sucesso comercial de uma inovação. Com isso em mente, o KTH-IRL foi criado como uma ferramenta multidimensional que pode ser aplicada em ambientes de inovação, onde a tecnologia é apenas um dos vários elementos que determinam o sucesso.

Os representantes do Instituto KTH também tiveram oportunidade de conhecer um pouco do funcionamento de alguns dos locais de pesquisas existentes no Paraná. Visitaram lugares, como: o Centro de Competência Embrapii em Redes Inteligentes e Eletromobilidade; as indústrias-piloto dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Hidrogênio e Hidrocarbonetos Renováveis e o Ecossistema de Inovação da PUC-PR (Hotmilk).

GALERIA DE IMAGENS