Araucária firma parcerias internacionais que promovem a geração do conhecimento e formação acadêmica e profissional dos pesquisadores do PR 28/10/2025 - 13:14
Com o objetivo de fortalecer as cooperações internacionais e promover o intercâmbio de informações e conhecimento com os mais variados países, a Fundação Araucária possui parcerias em iniciativas, projetos e programas com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).
Só nos anos de 2024 e 2025 foram contemplados 17 projetos nos programas: MCI - Mobility Confap Italy, ERC IA (Conselho Europeu de Pesquisa) e Wallonie – Bruxelles International, totalizando o valor aproximado de R$2.400.000,00.
“Fortalecer o desenvolvimento e produção de conhecimento, por meio de parcerias internacionais, é uma das prioridades de trabalho e investimentos da Fundação Araucária”, ressaltou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinossa.
Projetos
Dentre as iniciativas que receberam recursos da chamada pública ERC IA, está o projeto do professor Christian Lopes, com o tema: Rumo a processos mais ecológicos para oxofuncionalização de propileno com oxigênio molecular em catalisadores baseados em clusters metálicos de um e poucos átomos.
“A chamada ERC foi fundamental para o início da minha carreira, permitindo estabelecer uma colaboração sólida com pesquisadores de referência internacional na conversão de matérias-primas de carbono não convencionais em combustíveis e produtos químicos de plataforma. Durante o período na Espanha promovemos também reuniões, seminários e tutoriais sobre o tratamento de dados de técnicas avançadas, especialmente de Espectroscopia de Absorção de Raios X, principal link entre os dois grupos de pesquisa. Essa iniciativa foi essencial para consolidar minha inserção em um ambiente de pesquisa internacional, abrindo novas possibilidades de cooperação, aprendizado e produção científica de impacto”, destacou Lopes.
Já o projeto do professor Alex Aparecido Ferreira, que foi contemplado no edital Wallonie – Bruxelles International, é referente à Caracterização Multiescalar de Materiais para Aplicações em Energia.
“Os recursos provenientes dessas iniciativas são muito importantes, tanto do ponto de vista científico e tecnológico como na formação de recursos humanos: afinal de contas, tanto docentes e, principalmente, estudantes das nossas Universidades tem mantido contato com pesquisadores internacionais, trabalhando e ganhando experiência. Recentemente, um de nossos estudantes trabalhou por dois meses em UMONS e já temos recursos para enviar novos estudantes, para estadias mais longas, em 2026. Os recursos da Fundação Araucária investidos nesses projetos são fundamentais para a internacionalização de nossos grupos de pesquisa no estado do Paraná, para a geração de conhecimento e novos produtos em nosso Estado e, claro, para a formação acadêmica e profissional de nossos jovens estudantes”, informou Ferreira.
Confira as novas chamadas públicas aderidas pela Fundação Araucária em parceria com o CONFAP:
CONFAP - ERC IA 2025
Water4All - 2025
BiodivTransform 2025-2026
CDTI 2025 Espanha
Economy 2025
WBI - MoU extendido até 2030




