Araucária em parceria com o CEiiA financia bolsas de estudos de mobilidade internacional para Matosinhos - Portugal 28/04/2025 - 05:44

A Araucária em parceria com o CEiiA, vai selecionar dez alunos para fazerem a mobilidade internacional em um Programa chamado Sustainable Living Innovators (SLI). A Fundação Araucária vai financiar bolsas de estudos para cinco alunos de ensino médio, prioritariamente do terceiro ano, entre 16 e 17 anos, e para alunos universitários do primeiro ou segundo ano, que participam da iniciação científica. A inscrição pode ser realizada diretamente na página do CEiiA.

O que é o SLI?

O SLI é um programa avançado que capacita as novas gerações para serem agentes de transformação do mundo, tendo como ponto de partida desafios societais complexos.

Para quem é o SLI?

Para os alunos do ensino médio e da graduação de diferentes áreas de conhecimento, tais como: engenharias, medicina e ciências da saúde, biologia, design, arquitetura, dentre outras.

Onde e quando vai acontecer?

A 6ª edição do SLI acontecerá nas instalações do CEiiA, em Matosinhos - Portugal.

•             Alunos do ensino médio

de 14 de julho a 25 de julho (duas semanas)

•             Alunos da graduação

de 14 de julho a 8 de agosto (quatro semanas)

*Os alunos do ensino médio, caso mostrem interesse, podem optar por ficar as quatro semanas.

Por que a exploração lunar?

Este desafio é inspirado na nova corrida espacial e pela ambição de estabelecer uma presença humana permanente na Lua. A partir dos desafios na construção de uma base lunar, pretende-se promover a transferência de conhecimento e tecnologia que acelere a sustentabilidade em áreas fundamentais para a qualidade de vida (construção, mobilidade, energia, saúde e bem-estar), quer na Lua quer na Terra.

Benefícios de participar no SLI:

 

  • Competências e conhecimento para desenvolver soluções que ajudem a promover a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta;
  • A oportunidade de desenvolver um conceito de produto ou serviço com jovens de várias escolas e de diferentes áreas de formação;
  •  A possibilidade de interagir com profissionais com uma vasta experiência em várias áreas de conhecimento e que estão disponíveis para partilhar, inspirar e desafiar;
  •  Desenvolvimento de soft skills.

 

Em que consiste o Programa?

O Programa é constituído por módulos estruturados nos seguintes quatro  eixos: New space - desafios e oportunidades; Metodologias de desenvolvimento em equipe; Engenharia e desenvolvimento de produto e Aplicação da tecnologia espacial.

Nas primeiras duas semanas, os participantes vão aprofundar os desafios e oportunidades da exploração lunar, estruturando o seu conhecimento. E nas últimas duas semanas, cada equipe irá desenvolver um dos pilares estruturantes da base lunar e desenvolver projetos práticos com aplicação real (demonstração “real ou virtual”).

 

Mais informações: https://www.ceiia.tech/sli .