Araucária e Sistema FAEP promovem o 6º Seminário da Rede CEM 24/10/2025 - 02:06
Com o objetivo de apresentar os resultados dos projetos referentes ao complexo do enfezamento do milho está acontecendo entre os dias 23 e 24, o 6º Seminário da Rede CEM, na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.O evento reúne todos os envolvidos nos projetos e membros do Comitê Gestor.
Projetos como o Monitoramento dos patógenos do CEM; Ocorrência e etiologia do CEM em plantas de milho no Paraná; Armadilha luminosa para monitoramento da cigarrinha-do- milho; Avaliações das reações de cultivares de milho; O CEM como agravante do complexo de podridão do colmo; Sanidade e composição bromatológica de milho relacionadas ao CEM; Compatibilidade e número de aplicações de inseticidas; Tecnologia de aplicação e (in)compatibilidade de inseticidas; Níveis de manejos com inseticida e fungicida em Guarapuava e Biologia e aplicação de inseticidas no manejo da cigarrinha foram apresentados no Seminário.
No local também foi realizada uma reunião sobre o lançamento do Livro da Rede CEM. “Este Seminário é fundamental para conhecermos as principais características e ações dos projetos englobados na Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada - Complexo de Enfezamento do Milho. Pois desta forma, conseguimos também visualizar a aplicabilidade prática das iniciativas que podem gerar benefícios à sociedade como um todo”, destacou o responsável pelo setor de Inovação da Fundação Araucária, Luis Brandt.
Nesta sexta-feira (24), serão apresentadas as estratégias de manejo de D. maidis com inseticidas e a Susceptibilidade de D. maidis a nematóides entomopatogênicos, e por fim, será realizada uma visita na área experimental da Fazenda Escola Capão da Onça (FESCON).








