Araucária apresenta oportunidades de cooperação acadêmica e científica no FAUBAI 2025 06/05/2025 - 06:58
Realizado em Brasília entre os últimos dias 26 e 30 de abril, a 37ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) buscou promover parcerias para a internacionalização da educação superior que possibilitem benefícios mútuos e duradouros para países e instituições de ensino.
A Fundação Araucária esteve presente no estande do Paraná, que foi o único estado do Brasil com um espaço dentro da Conferência. O estande do Estado atraiu o interesse de representantes de instituições de ensino superior, agências de fomento e especialistas em internacionalização, que buscam conhecer as oportunidades de cooperação acadêmica e científica com as universidades do Paraná.
“O Estado é reconhecido pelo seu enorme potencial em identificar oportunidades de cooperações e de trabalhos compartilhados, com o objetivo de gerar riqueza e bem-estar à sociedade. Portanto, participar de um evento com este porte é de fundamental importância para o Paraná”, ressaltou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona e a assessora de Relações Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios também participaram do Congresso.
Com o tema “A caminho de relações igualitárias e sustentáveis”, o evento promoveu debates estratégicos sobre assuntos como mobilidade acadêmica, cooperação internacional, políticas institucionais, inovação, equidade e sustentabilidade, no contexto da internacionalização da educação superior. Neste ano, a conferência reuniu representantes de 27 países.
Considerado um dos principais eventos da América Latina dedicado à internacionalização da educação superior, a conferência da Faubai reúne, todos os anos, mais de 600 participantes de diversas partes do mundo. A presença do Paraná no encontro consolida a política estadual de internacionalização do ensino superior, alinhada às diretrizes de desenvolvimento científico e tecnológico do governo estadual.
Fonte: Assessorias de Comunicação da Fundação Araucária e da SETI.