Araucária, FAPERGS e FAPESC assinam documento durante o Foprop Sul que estabelece as bases para o desenvolvimento de ações conjuntas de promoção dos Sistemas de CT&I 30/06/2025 - 04:41
Com o objetivo de debater os impactos das políticas, assimetrias e estratégias da pesquisa, pós-graduação e inovação na região, foi realizado o encontro da Regional Sul do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop Sul), entre os dias 25 e 27 de junho, na Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR).
A Fundação Araucária também participou do Fórum apresentando estratégias e ações que podem orientar a constituição da Rede Sul de Pesquisa e Desenvolvimento. Representando a Instituição, a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Fátima Padoan, fez uma apresentação sobre as principais iniciativas da Araucária, ressaltando o seu papel como articuladora de políticas públicas regionais de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). O assessor da presidência da Fundação Araucária Nilceu Jacob Deitos também participou do evento.
Durante a exposição, Fátima destacou três frentes estratégicas que têm impulsionado a atuação da Fundação Araucária no Paraná: o programa iAraucária, as Rotas Estratégicas para o Futuro do Paraná 2040 e os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs).
“Essas experiências bem-sucedidas podem servir como referência para a estruturação da Rede Sul de Pesquisa e Desenvolvimento, envolvendo as Fundações de Amparo à Pesquisa dos três estados da região. A proposta da Fundação Araucária é utilizar o iAraucária como instrumento de mapeamento e integração de pesquisadores da região Sul, criando conexões entre grupos de pesquisa das instituições de ciência e tecnologia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, ressaltou Fátima.
Memorando de Entendimento
Como desdobramento concreto das articulações, foi apresentado durante o evento o Memorando de Entendimento entre as FAPs da Região Sul (FAPERGS, FAPESC e Fundação Araucária). O documento estabelece as bases para o desenvolvimento de ações conjuntas de promoção dos Sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação nos três estados. Dentre os objetivos pactuados estão: a criação de redes de pesquisa entre ICTs do Sul, o compartilhamento de tecnologias e práticas inovadoras, a realização de eventos científicos regionais e a estruturação de mecanismos de cofinanciamento de projetos em áreas prioritárias, como bioeconomia, agricultura sustentável, tecnologias ambientais e saúde.
“O memorando também prevê a implementação de plataformas de colaboração virtual, o incentivo à mobilidade de pesquisadores e o fortalecimento da formação em CT&I, com especial atenção à bioeconomia e às vocações científicas locais. O compromisso firmado pelas três fundações representa um marco para a integração regional em ciência e inovação, e consolida uma agenda colaborativa que pode gerar impactos concretos em toda a Região Sul”, complementou Padoan.