Alípio Leal discute parcerias com outras secretarias 24/01/2011 - 13:40

25/01/2011 - SETI-SESA

Política estadual de saúde

O Governo do Paraná está empenhado em viabilizar uma efetiva política estadual para a saúde. Nesta terça-feira (25), o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, juntamente a integrantes da sua equipe de trabalho, visitaram o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Alípio Leal, com a finalidade de alinhar as estratégias comuns às secretarias.

A duas secretarias trabalham em conjunto na gestão de hospitais universitários de três instituições de ensino: da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Além disso, existe parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que também conta com curso de Medicina.

De acordo com Alípio, é fundamental que as secretarias trabalhem em consonância. “É muito importante que a Seti e a Sesa trabalhem em conjunto, para que o Estado tenha uma verdadeira política estadual de saúde, bem gerenciada”, disse. Já o secretário Micheleto destacou que os investimentos serão estratégicos, social e sanitariamente necessários, com foco na eficiência do Sistema.

 

24/01/2011 - SETI-SEIM

Reunião busca integração entre as duas secretarias

Na tarde desta sexta-feira (21) o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Alípio Leal, recebeu a visita do secretário de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros. A reunião foi um primeiro contato para a integração entre as duas secretarias.

No encontro foram tratados assuntos ligados ao funcionamento do Hospital Universitário de Maringá e sua relevância para a região. “Venho reforçar a importância de investir no HU, que é do governo do Estado, e atende a mais de 120 municípios da região”, disse Ricardo Barros.

Outro assunto discutido na reunião foi a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) no município de Sarandi. Segundo o secretário Ricardo Barros, a região precisa dessa escola para melhorar as oportunidades para a população de Sarandi e de cidades próximas. “Temos um grande centro universitário em Maringá, mas é fundamental o Ifet para o ensino tecnológico e a formação de mão de obra técnica para a região”, comentou.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, garantiu apoio ao projeto e disse que não irá medir esforços para que a região de Sarandi conte com esse centro educacional que irá ajudar no fortalecimento e desenvolvimento da economia de toda a região.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da SETI