Abertas inscrições para o mestrado em Bioenergia 11/01/2010 - 15:40
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no endereço www.uel.br/proppg/inscricoes até o dia 25/01 e providenciar toda a documentação exigida. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 25/02 e as aulas iniciam no dia 06/03.
No total, serão ofertadas 23 vagas, das quais 52% serão destinadas aos candidatos brasileiros e até 48% para os candidatos estrangeiros. A carga horária é de 1125 horas e a área de concentração é Biocombustíveis. As linhas de pesquisa são: Geração e caracterização de matéria-prima, Produção de biocombustíveis e co-produtos, Uso e controle de qualidade dos biocombustíveis e Impactos ambientais e socioeconômicos.
O CURSO
A proposta do Mestrado Interinstitucional em Bioenergia foi construída pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pelas instituições envolvidas. Em abril de 2009, o governador Roberto Requião autorizou a formalização do termo de cooperação técnica para criação do mestrado.
Dentre os objetivos do Mestrado estão o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, voltados para processos de produção, controle de qualidade, aproveitamento de subprodutos, gestão da cadeia produtiva e uso de biocombustíveis que preservem o ambiente e estimulem o desenvolvimento auto-sustentável do Paraná e dos países do Mercosul.
O projeto visa também qualificar profissionais que analisem os impactos que poderão ser gerados pela produção, em larga escala, de biodiesel, etanol, entre outros, a partir de biomassa utilizada no Paraná e no Mercosul, sobretudo na agricultura e para a geração de empregos e renda.
Outro objetivo é determinar as regulamentações necessárias para a criação de um sistema econômico auto-sustentável, que faça uso de tecnologias para a produção de bioenergia; e constituir-se como referencial - no Paraná e Mercosul - em tecnologia e inovação para a produção de bioenergia como ferramenta para a preservação do meio ambiente.
É intenção também analisar os potenciais econômicos e sociais do uso de diferentes possibilidades de produção de biodiesel, a partir de diversas matérias primas, encontradas no Estado e nos países do Mercosul. Outra finalidade é capacitar pessoas que possam avaliar os investimentos necessários em infraestrutura à produção de bioenergia (portos e ferrovias), bem como a necessidade de nova organização do agronegócio para o Paraná e países do Mercosul, a partir de uma cadeia produtiva em larga escala, e a entrada nesse setor da agricultura familiar.
Serviço
Inscrições: http://www.uel.br/proppg/portal/pages/pos-graduacao/inscricoes.php
Fonte AEN: http://www.seti.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1440